Formas de Ingresso

Estudantes travestis e transexuais já podem acessar o Siga usando seus nomes sociais

O Centro de Computação (Cecom) acaba de implantar solução definitiva para o acesso de estudantes travestis e transexuais, com o nome social, ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), com reflexos também em outros ambientes como o Minha UFMG, o Diário e o Moodle.

Até maio, o Cecom efetuava alterações de forma manual, com base em informação passada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Agora, o registro feito pelo DRCA, que associa nome civil e nome social, é suficiente.

A base de dados de recursos humanos também será adequada, ao longo dos próximos meses, para atender a professores e servidores técnico-administrativos. O uso do nome social no âmbito da UFMG foi aprovado em julho de 2015 pelo Conselho Universitário. O objetivo é assegurar a servidores (docentes e técnico-administrativos), a estudantes e a outros usuários das unidades e dos campi o reconhecimento – em registros, documentos e atos – dos prenomes com os quais se identificam.

(Com informações de O Sistemático, informativo do Cecom)