Pesquisa e Inovação

Estudo do ICA é premiado em congresso internacional de suinocultura

O orientador do trabalho, Bruno Silva (o quarto da esquerda para a direita), e integrantes do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos do Instituto de Ciências Agrárias

Pesquisa realizada no campus de Montes Claros recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Reprodução e genética, no VIII Congresso Internacional de Suinocultura/Pork Expo 2016. O estudo Efeito da linhagem genética sobre a variação de peso ao nascimento em fêmeas hiperprolíficas foi desenvolvido pelo aluno de graduação em Zootecnia Philipe Ferreira Alcici, sob a orientação do professor de Nutrição e Produção de Suínos Bruno Alexander Nunes Silva.

O trabalho sustenta que a escolha genética, associada ao manejo nutricional adequado, melhora a variação de peso dos leitões ao nascer e aumenta tempo de sobrevivência do animais durante a fase de lactação, gerando menos prejuízos ao sistema de produção. Ao todo, foram analisados 18.609 leitões de 1.200 fêmeas suínas multíparas, entre dezembro de 2015 e março de 2016.

Segundo o professor Bruno Silva, o prêmio reforça a qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos (Nepsui). O VIII Congresso Internacional de Suinocultura/ Pork Expo foi realizado de 18 a 20 de outubro, em Foz do Iguaçu.

Cedecom / Campus Montes Claros