Estudo mostra relação entre processos escolares e desempenho estudantil

Oferta de oportunidades de formação continuada aos professores e programas de reforço podem diminuir as desigualdades

Escola pode atuar para diminuir as desigualdades e estabelecer ações para o aprendizado dos alunos de menor desempenho
Escola pode atuar para diminuir as desigualdades e estabelecer ações para alunos de pior desempenho Sumaia Villela / Agência Brasil

Escolas que oferecem oportunidades de formação continuada aos professores e programas de reforço escolar aos estudantes de pior desempenho são aquelas em que o aprendizado é mais satisfatório. O desempenho estudantil, de maneira geral, também é favorecido quando há participação da família na vida escolar – esse envolvimento é capaz, inclusive, de compensar possíveis desvantagens que tiveram origem no baixo nível socioeconômico ou na pouca escolaridade dos pais.

Essas são algumas das conclusões da dissertação O processo importa: relações entre processos escolares eficazes e o desempenho de alunos de escolas públicas em Minas Gerais, de autoria da economista Ana Luíza Farage Silva. Defendido há dois anos, no Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), o trabalho foi recentemente contemplado com R$ 10 mil pelo primeiro lugar conquistado na categoria Dissertação de mestrado do Prêmio BNB de Economia Regional, promovido pelo Banco do Nordeste.

“A origem socioeconômica é um dos principais determinantes do desempenho escolar, mas é possível que a escola atue para diminuir as desigualdades, gerando oportunidades e estabelecendo ações específicas para o aprendizado dos alunos de pior desempenho”, comenta Ana Luíza, sobre algumas das questões que nortearam sua pesquisa, abordada em matéria publicada na edição 2.068 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.