Pesquisa e Inovação

Estudo sobre envelhecimento da população LGBT recebe apoio da Prefeitura de Belo Horizonte

Executivo municipal sinalizou que vai empregar o resultado da pesquisa da UFMG no planejamento geral do envelhecimento da população de BH

Diverso UFMG tem  seis projetos de mapeamentos dos direitos da população LGBT
Diverso UFMG tem seis projetos de mapeamentos dos direitos da população LGBT Reprodução / Pexels

Pesquisa da UFMG foca nos desafios, angústias, obstáculos e necessidades de ser uma pessoa LGBT+ idosa em Belo Horizonte. Além de buscar compreender  a discriminação que o grupo vivencia devido a idade, identidade de gênero e orientação sexual, o  projeto Longeviver LGBT+ busca traçar um diagnóstico do envelhecimento da população LGBT+ na capital mineira.

O estudo Longeviver LGBT+ é fruto de parceria entre o Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, o Diverso UFMG, e a Prefeitura de Belo Horizonte, e tem o objetivo de construir instrumentos que subsidiem o governo com dados a respeito das necessidades de mulheres lésbicas, homens gays, pessoas trans e travestis, além de pessoas de outras identidades de gênero e sexualidade dissidentes com mais de 60 anos. 

O programa Conexões recebeu, nesta quinta-feira, 17, o professor da Faculdade de Direito da UFMG e coordenador do Núcleo Diverso, Pedro Nicoli, para conversar sobre o projeto LongeviverLGBT. Durante a conversa, o professor comentou sobre a deficiência de levantamento de dados e pesquisas sobre a população LGBTQIA+, principalmente no recorte de idosos.  

“As pessoas idosas sofrem com uma série de violências que dizem respeito a sua idade, que incluem violência física, psicológica, sexual, abandono, negligência, isolamento. Essas são situações experimentadas de maneira geral por pessoas idosas, sobretudo em vulnerabilidade social. E as pessoas LGBT também sofrem com as formas específicas de violência contra suas existências, que, de alguma forma, desafiam os padrões estabelecidos, as normas socialmente impostas de identidade de gênero e sexualidade, A LGBTtfobia também tem muitas formas e impõe a essas pessoas uma realidade que é muito violenta, tanto do ponto de vista físico, quanto do subjetivo", afirmou. 

Pedro Nicoli também explicou como funcionará a coleta de dados da pesquisa e como esse diagnóstico amplo poderá apoiar a formulação de políticas públicas, abrangendo temas como saúde, estrutura familiar, segurança e o perfil socioeconômico do público entrevistado.

O Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero (Diverso UFMG) é um programa de extensão criado em 2014, que tem os objetivos de promover estudos sobre mulheres e pessoas LGBT e articular ações políticas e legais contra violências baseadas no gênero e/ou na sexualidade. No site da iniciativa, estão disponíveis detalhes sobre todos os projetos desenvolvidos pelo núcleo e o formulário para participação de voluntários no estudo Longeviver


Produção: Laura Portugal sob a orientação de Luiza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael