Institucional

Estudo sobre saúde do trabalhador da UFMG é destaque na Semana do Servidor

Resultados do levantamento vêm sendo apresentados em rodas de conversa nas unidades

Vacinação contra a febre amarela alcançou mais de 10 mil pessoas em 2017
Vacinação contra a febre amarela alcançou mais de 10 mil pessoas em 2017 Foca Lisboa / UFMG

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador (Dast), tratou e analisou ampla gama de dados relativos à saúde do trabalhador da UFMG, e essas informações estão sendo apresentadas durante a Semana do Servidor 2019, cujo tema é A saúde no trabalho. “Nossa intenção é informar a comunidade universitária sobre esses dados e analisá-los conjuntamente. Queremos ouvir as pessoas”, afirma Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta de Recursos Humanos.

Desde o fim de setembro, os resultados do levantamento são abordados em rodas de conversa nas unidades da UFMG. O Dast compilou dados referentes ao adoecimento dos trabalhadores no período 2016-2018, segmentados por áreas e unidades. O levantamento incluiu índices de atendimento por CID (Classificação Internacional de Doenças), tipo de público atendido (por sexo, setores e enquadramento funcional), além de diversos dados relativos à saúde no trabalho, como número de acionamentos de ambulância no período e a abrangência das campanhas de vacinação – a imunização contra febre amarela, por exemplo, realizada em 2017, alcançou cerca de 10,5 mil pessoas.

Mais informações sobre o levantamento e sobre a programação da Semana do Servidor, que prossegue até o fim do mês, estão em matéria publicada na edição 2.076 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.