Extensão

Evento nesta quarta vai difundir informações sobre cuidados com o fígado

Em linguagem acessível, especialistas abordarão temas como doenças, prevenção e transplante

Células em uma seção do fígado humano
Células em uma seção do fígado humano Jagiellonian University Medical College (Polônia) / Creative Commons

O Espaço Porta, projeto que articula atividades de ensino, pesquisa e extensão no ICB, promove nesta quarta-feira, 27 de setembro, a partir das 13h30, um seminário para difundir informações sobre o fígado. A atividade será realizada no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD1).

Profissionais que atuam nas áreas de pesquisa básica, clínica, cirúrgica, nutrologia e de transplantes farão palestras, em linguagem acessível, sobre as formas de prevenção de doenças e as implicações do transplante hepático e o cuidado com o paciente que se submete a esse tipo de procedimento. O evento também pretende estimular a valorização da doação de órgãos.

Segundo a professora Daniele Souza, da equipe organizadora do evento, o Espaço Porta aposta na democratização da informação científica, seja para evitar o transplante, seja para prevenir alguma doença no fígado. “Quando bem informada, a população tem mais condições de analisar de forma crítica a conduta de seu médico e agir melhor nesse processo”, argumenta. 

 Segundo ela, há muito preconceito em relação à saúde do fígado, uma vez que grande parte das pessoas associa doenças do órgão ao alcoolismo. "O alcoolismo é apenas uma das causas. A hepatite, por exemplo, pode ser igualmente perigosa, e, muitas vezes, a prevenção é dificultada pelas condições sociais”, afirma.

Durante o evento, também será lançada a cartilha Sou o fígado: você me conhece?, produzida pela equipe do Espaço Porta, com apoio da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB. O projeto é coordenado pela professora Denise Carmona. 

Com Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do ICB