Pesquisa e Inovação

Ex-presidente do Inep e professora da FaE debatem eficácia e limitações do Enem

José Francisco Soares, ex-presidente do Inep
José Francisco Soares, ex-presidente do Inep Wilson Dias / Agência Brasil / Fotos Públicas / 13.01.2015

A eficácia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o tema da edição do Café Controverso deste sábado, 18, no Espaço do Conhecimento UFMG. O debate reunirá o ex-presidente do Inep, José Francisco Soares, e a professora da Faculdade de Educação Dalila Andrade. 

O objetivo é analisar a trajetória de consolidação do exame como referência de avaliação do sistema educacional brasileiro. Para José Francisco Soares, que presidiu o Inep de fevereiro de 2014 a maio deste ano, o Enem possibilita verificar o aprendizado que cada estudante teve ao fim do ensino médio, mas não consegue avaliar a realidade do sistema educacional brasileiro.

“Por meio dele, sabemos, por exemplo, que 30% dos alunos que terminam o ensino médio não alcançaram os 450 pontos mínimos necessários para ganhar um certificado de conclusão. Ou seja, sabemos que os estudantes têm um conhecimento muito precário, e quem fornece esse dado é o exame", explica.

Apesar de considerar o Enem uma avaliação mais democrática, Dalila Andrade questiona um modelo de ensino que prepara o estudante para o teste, mas não para a vida. “As redes públicas de ensino do país vêm adotando políticas de bonificações para professores e estudantes, na tentativa de melhorar o desempenho das escolas no exame, o que é lamentável”, diz.

O evento Pra que serve o Enem?, gratuito, começa às 11h, na cafeteria do Espaço do Conhecimento (Praça da Liberdade, 700), e também poderá ser acompanhado pelos usuários da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-8352 e (31) 97142-3287 ou pelo e-mail espacoufmg.comunicacao@gmail.com.

Dalila Andrade: crítica à política de bonificações
Dalila Andrade: crítica à política de bonificações Celton Oliveira / Espaço do Conhecimento UFMG