Notícias Externas

Experiências de um professor de escola municipal são reunidas em livro

Programa Conexões recebeu o professor Izaú Gomes, autor do livro ‘173 - Diário de um docente’

Livro foi publicado por meio de um projeto de financiamento coletivo
Livro foi publicado por meio de um projeto de financiamento coletivo Reprodução / Divulgação

Quando se fala de escola e educação é comum pensar na rotina da criança e do adolescente. Mas todo mundo que já foi aluno se perguntou em algum momento quem é seu professor fora da escola, quais coisas passam na cabeça dele e como é sua rotina. O jovem professor da Rede Municipal de Belo Horizonte Izaú Gomes apresentou um relato da experiência diária do professor no livro 173 - Diário de um docente. O projeto nasceu de um desafio publicado em suas redes sociais durante a volta para casa, no  ônibus: escrever e publicar, diariamente, o que vivia na escola durante os dias que restavam do ano letivo de 2019.

Inspirado na canção Diário de um detento, dos Racionais MC’s, Izaú  narrou, em 173 histórias, suas experiências como professor de educação física na Escola Municipal Pedro Aleixo, em Belo Horizonte. Com a pandemia, o livro se tornou também um importante documento do último ano letivo antes da pandemia.

O professor Izaú Gomes foi o convidado do programa Conexões desta terça-feira, 22. No programa, ele falou sobre sua rotina profissional, antes e durante a pandemia, e também explicou a contribuição que o livro pode dar para gerar mudanças na educação, principalmente da rede municipal, e também para a formação docente.

“São histórias com as quais a gente pode se ver, se identificar, na perspectiva do cotidiano, principalmente para a nova geração de professores e professoras. É importante pra gente repensar o ponto em que a gente estava e o que se pretende retomar quando as coisas voltarem minimamente a uma normalidade, pra gente pensar uma outra perspectiva de educação”, afirmou.

Produção: Laura Portugal sob a orientação de Luiza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael