Faculdade de Letras recebe colóquio sobre interpretação de línguas de sinais

De 1º a 4 de agosto, o auditório 1007 da Faculdade de Letras recebe o 1º Colóquio Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos Comunitários: Saúde, Educação e Justiça. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas por meio de formulário disponível no site do evento. As vagas são limitadas.

O evento pretende ser um espaço de discussão sobre a atuação de tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em diferentes ambientes sociais, de modo a favorecer o acesso de surdos aos serviços básicos de saúde, educação e justiça. O colóquio será bilíngue, como todas as atividades contando com interpretação Português/Libras e Libras/Português.

A programação preliminar prevê mesas-redondas, comunicações e pôsteres de pesquisas sobre interpretação de línguas de sinais em contextos comunitários, em diferentes abordagens teóricas e metodológicas – além de palestras de pesquisadores da UFMG e de conferências de pesquisadores de outras universidades.

A conferência de abertura deverá ser feita pelo professor André Ribeiro Reichert, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também estão previstas conferências de Vanessa Regina de Oliveira Martins, professora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e Ringo Bez de Jesus, tradutor e intérprete de Libras/Português na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Um dos destaques da programação é o workshop Interpretação de língua de sinais em contextos jurídicos, que será ministrado pela professora Silvana Aguiar dos Santos, das universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e do Ceará (UFC).