Faculdade de Medicina seleciona bolsista para atuar em seu Centro de Memória

Podem se candidatar graduandos dos cursos de Letras, Museologia, História, Biblioteconomia, Arquivologia, Conservação e Restauração de Bens Móveis

Centro de Memória tem uma vaga aberta para bolsista
Centro de Memória tem uma vaga aberta para bolsista Foto: Carol Morena | Faculdade de Medicina

Estão abertas, de 14 a 25 de outubro, as inscrições para a seleção de candidatos a uma vaga de estágio não obrigatório para atuação no Centro de Memória (Cememor) da Faculdade de Medicina. A contratação será por meio do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe).

Podem participar do processo estudantes de graduação (do primeiro ao 6º período/semestre) dos cursos de Museologia, História, Biblioteconomia, Arquivologia, Conservação e Restauração de Bens Móveis e Letras.

As inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail conveniosgp@medicina.ufmg.br com cópia para conveniosgp@gmail.com. No campo “assunto”, o candidato deve inserir a informação "edital nº 58/2024 – seleção de estagiários" e anexar os seguintes documentos: ficha de inscrição (anexo IV do Edital), autodeclaração étnico-racial ou de pessoa com deficiência, currículo, histórico escolar do curso e extrato de integralização curricular.

Carga horária e bolsa
Com carga horária de 20 horas semanais, o estágio terá duração de seis meses e pode ser prorrogado três vezes até o limite máximo de 24 meses, desde que não ultrapasse a data de formatura do estudante. O bolsista receberá remuneração de R$787,98 mensais, acrescidos de auxílio-transporte de R$10 por dia de estágio realizado.

Seleção e atribuições
O processo seletivo será realizado por meio de prova escrita discursiva, no dia 5 de novembro, análise curricular e entrevista.

As principais atividades a serem desempenhadas pelo bolsista são recepção do público visitante, manutenção dos espaços museais, participação nas exposições de curta duração do Corredor da Memória, participação nas pesquisas realizadas no museu e em seu acervo, apresentação de trabalhos nos eventos das pró-reitorias de Pesquisa e de Extensão para divulgação do Cememor, organização do acervo, pesquisa de público e cumprimento do plano museológico do espaço.