Saúde

Faculdade de Odontologia recebe primeiro equipamento de ultrassonografia

Doado por fundação vinculada ao Rotary International, aparelho vai propiciar diagnósticos mais precisos no atendimento à comunidade e aprimorar as atividades de ensino

...
Aparelho de ultrassonografia alcança tecidos mais profundos e guia biópsias e outros procedimentos Foto: Raphaella Dias | UFMG

A Faculdade de Odontologia (FAO) da UFMG passa a contar com um equipamento de ultrassonografia que vai contribuir para o aperfeiçoamento da prática de ensino e a adequação do serviço oferecido à comunidade. O Logiq P8 (GE Healthcare) foi doado pela Fundação Rotária, vinculada ao Rotary International, que aprovou projeto submetido em 2021 a um programa destinado a apoiar ações na área da saúde.

A Faculdade não dispunha de um equipamento de ultrassom, que tem grande valia como recurso diagnóstico. Na rede pública, esse tipo de aparelho só está disponível em hospitais, e a espera pelo atendimento é longa. O novo equipamento da FAO, que já está pronto para ser utilizado, aprimora a investigação de tumores faciais e doenças inflamatórias, infecciosas e autoimunes das glândulas salivares.

O Logiq P8 alcança a profundidade dos tecidos moles que precisam ser avaliados, verifica o fluxo de vasos sanguíneos e linfonodos, possibilita visualizar agulhas em tempo real para guiar biópsias e outros procedimentos e revela diferenças de consistência das patologias em relação aos tecidos circundantes.

37 mil atendimentos anuais na Radiologia
Por meio de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, a Faculdade de Odontologia atende a população de Belo Horizonte e outros municípios, a maior parte usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2019, último ano de atendimento pleno antes da pandemia de covid-19, foram realizados mais de 87 mil procedimentos apenas nos cursos de graduação.

O setor de Radiologia, responsável por 37 mil desses atendimentos, já é equipado para radiografias intrabucais e panorâmica, e também conta com um tomógrafo de feixe cônico. A partir de agora será possível saber, com maior precisão, o tamanho, a localização e a composição de patologias como cânceres da região de cabeça e pescoço. As imagens de alta qualidade e em tempo real do novo equipamento de ultrassom dispensam a emissão de radiação ionizante, o que propicia mais segurança para os pacientes e a equipe operacional. A expectativa é de ampliação significativa do atendimento em radiologia.

O uso do ultrassom na Odontologia ganhou destaque na última década, com o aperfeiçoamento dos aparelhos e o melhor entendimento das indicações, do manuseio e da interpretação de imagens.

...
Silvia Ferreira: avanço importante na investigação de patologiasFoto: Raphaella Dias | UFMG

Referência em diagnóstico
O projeto que solicitava subsídio total do equipamento foi apresentado ao Rotary Club Contagem Cidade Industrial pela patologista Silvia Ferreira de Sousa e pelo radiologista Mauricio Augusto Aquino de Castro, ambos professores do Departamento de Clínica, Patologia e Cirurgia Odontológica da FAO. Os recursos (R$ 161 mil) foram obtidos em colaboração de vários clubes e parceiros do Rotary. A compra foi feita no final de 2022, o equipamento foi entregue em dezembro, e em março deste ano foi formalizado o contrato de doação.

“A Faculdade de Odontologia é referência em diagnóstico bucal, e a aquisição do equipamento de ultrassonografia representa um avanço importante na investigação de diversas patologias”, ressalta Silvia Ferreira.

Com exceção dos pacientes comprovadamente carentes do ponto de vista socioeconômico, que são isentos, o Serviço de Radiologia cobra pela realização dos exames valores sempre bem abaixo dos praticados pelo mercado. O objetivo é subsidiar a manutenção preventiva dos equipamentos. A normatização e a supervisão do uso do novo aparelho ficarão a cargo de uma das fundações que apoiam as atividades da UFMG.

Itamar Rigueira Jr.