Notícias Externas

Festival de cinema nacional premia websérie de estudantes da Universidade Federal de Uberlândia

‘Versos do subverso’ foi contemplada na categoria ‘Melhor roteiro’ do festival Cawcine; produção foi feita em parceria de estudantes da UFU com aluno da UFMG

Cena do segundo episódio da série, ‘Pode me chamar de 97!’
Cena do segundo episódio da série, ‘Pode me chamar de 97!’ Reprodução / YouTube Lara Pires

“Haverá outro modo de salvar-se? Senão o de criar as próprias realidades?" Essa é a frase de Clarice Lispector que abre e representa a websérie independente Versos do Subverso, produzida por alunos da Universidade Federal de Uberlândia e premiada no Festival Nacional Cawcine. A obra de quatro episódios foi idealizada por Lara Pires, do curso de graduação em Teatro, com participações de estudantes de diferentes cursos e em parceria com Ítallo Vieira, estudante de Teatro aqui na UFMG.

A narrativa reflete sobre os poderes da imaginação e a complexidade da mente humana, através de uma realidade paralela criada pela personagem principal, o "Subverso", para fugir dos dramas cotidianos e imaginar infinitas possibilidades fantasiosas. Quem interpreta a protagonista é Lara Pires, que também escreveu o roteiro, baseado em suas crônicas e experiências pessoais, premiado no festival entre grandes produções do Brasil inteiro. Além de vencer na categoria “Melhor Roteiro”, a produção também havia sido indicada para “Melhor Figurino”.

Lara Pires conversou com o programa Expresso 104,5 nesta quinta, 20, sobre o projeto gravado em seu apartamento durante três dias e a premiação. A estudante explicou que o "Subverso" é uma extensão da sua imaginação, ou seja, um lugar calmo dentro de si mesma, e contou como foi transformá-lo em vídeo. A autora ainda comentou sobre a escolha do formato para seu primeiro projeto audiovisual, a importância da equipe e o alcance que a websérie tem tido, principalmente depois da premiação. “Eu tinha muito medo de como as pessoas iam receber. Eu estava me abrindo para as pessoas de um modo que eu nunca tinha feito na vida. Primeiro sentimento quando a gente lança o Subverso é de insegurança, mas foi muito importante sentir o abraço e sentir que por mais que eu me considerasse diferente tinha muita gente diferente por aí. Então, as pessoas se sentiram contempladas e os retornos foram muito positivos”, refletiu.

Os quatro episódios de Versos do Subverso estão disponíveis no canal de Lara Pires no Youtube. No perfil da série no Instagram está o link direto para assistir a cada um. Para conhecer as crônicas da autora, acesse o perfil Crônicas de Apartamento.

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas