Arte e Cultura

Festival de Inverno UFMG - Lançamento Revista Guaicurus #5 - Insurgências

Evento de lançamento terá mesa redonda com participação dos editores da revista e representantes do Conselho Editorial

Revista Guaicurus chega à 5ª edição com o tema das poéticas insurgentes.
Revista Guaicurus chega à 5ª edição com o tema das poéticas insurgentes. Divulgação

O Centro Cultural UFMG lança a 5ª edição da Revista Guaicurus dentro da programação do 54º Festival de Inverno da Universidade. Desde 1990, a publicação busca oferecer visões marcadas pela diversidade e liberdade sobre a arte e a cultura, além de contribuir para a democratização das linguagens artísticas.

A publicação traz um fio condutor diferente a cada edição e o tema do novo número é "Insurgências". A Guaicurus era a principal rua do comércio de Belo Horizonte, capital nascente do estado de Minas Gerais no início do século XX. O espaço já era movimentado, pelas trocas comerciais e relações pessoais que ali nasciam,  fazendo parte do caminho de quem descia na estação ferroviária. O Festival de Inverno da UFMG, mais uma vez, recebe o lançamento de uma nova edição da revista. O evento de referência nacional tem como tema este ano “Por uma política de cultura na universidade”. No lançamento, será formada uma mesa-redonda com participação dos editores da revista, o professor Fabrício Fernandino e a professora aposentada da Faculdade de Letras Leda Maria Martins, dos representantes do Conselho Editorial, Sonia Queiroz e Lucia Pimentel, e dos autores, Anderson Feliciano e Soraya Martins. As edições anteriores da Revista Guaicurus ficarão expostas durante o evento e vão ser distribuídos 80 exemplares da nova edição. O lançamento da quinta Revista Guaicurus é nesta sexta-feira, 22, a partir das 20h, no Centro Cultural UFMG - Av. Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações no site. A programação completa do Festival de Inverno UFMG você confere em ufmg.br/festivaldeinverno.

O programa Universo Literário conversou com o professor Fabrício Fernandino, co-editor da Revista Guaicurus, diretor do Centro Cultural UFMG e professor de escultura da Escola de Belas Artes da Universidade. Na entrevista,  ele falou sobre a temática desse novo número da publicação, a proposta e a história da revista.

Ouça a conversa com a produtora Enaile Almeida:

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória