Notícias Externas

Festival Nacional de Arte para as Infâncias é realizado em formato on-line e gratuito

Evento ressalta a importância da arte para a fruição da subjetividade da criança

Festival usa o termo Infâncias, no plural, para sinalizar que cada criança é única e tem suas próprias experiências
Festival usa o termo Infâncias, no plural, para sinalizar que cada criança é única e tem suas próprias experiências Reprodução / Instagram

Desta sexta-feira, 18, até 27 de junho será realizada a 2ª edição do Festival Nacional de Arte para as Infâncias (FeNAPI), promovido pela Insensata Cia. de Teatro. O evento, realizado em formato on-line em razão da pandemia, reúne nesta edição nove criações artísticas de quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais. Desta vez, o projeto traz como novidade apresentações nas áreas de artes visuais e música, além de teatro, dança, circo e performance. 

O programa Conexões desta sexta-feira, 18, recebeu a pesquisadora de arte para as infâncias Brenda Campos, que é  idealizadora do evento. Na conversa, a pesquisadora falou sobre a importância de que crianças consumam e produzam arte.

Brenda Campos também falou sobre como a arte pode ajudar as crianças a lidarem com os impactos do confinamento. “A arte é uma possibilidade de reflexão sobre o momento que estamos vivendo, de tornar mais leve, encontrando um espaço de respiro, e as crianças também precisam se valer disso.  Mas a gente tem que pensar que, para uma criança de até quatro anos, a pandemia é quase a metade da vida delas, muitas não têm nem memória da vida antes da pandemia. Elas estão completamente inseridas nisso, e se a gente não se vale dos recursos que nós temos para apresentar novos universos possíveis, elas ficam com o universo muito limitado. E a tela, na medida certa, pode ser uma aliada.” 

Toda a programação do FeNAPI será transmitida, ao vivo, gratuitamente, no canal da Insensata Cia. de Teatro no Youtube.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael