Arte e Cultura

Financiamento à cultura em tempos de crise é tema de mesa no 54º Festival de Inverno UFMG

Professora do curso de Teatro da UFMG media roda de conversa sobre o tema nesta quarta-feira

Heloísa Marina: Vivemos uma falta de rumo nas políticas públicas para a cultura. As leis que temos hoje são fruto de uma grande mobilização do setor cultural.
Heloísa Marina: Vivemos uma falta de rumo nas políticas públicas para a cultura. O que temos hoje é fruto de uma grande mobilização do setor cultural. Reprodução redes sociais

Em sua 54º edição, o Festival de Inverno UFMG reconhece o momento crítico que atinge a educação pública e faz coro em defesa da universidade, da ciência e do papel central da cultura na preservação das nossas instituições. Partindo do tema “Por uma política de cultura na universidade”, a UFMG promove, até o dia 23 de julho, uma programação diversa, passando por apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições e sessões de planetário.
E alimentando a discussão sobre preservação cultural, é realizada nesta quarta-feira, 20, a roda de conversa Financiamento à cultura em tempos de crise, com participação de Maria Helena Cunha, diretora da Inspire Gestão Cultural, e Diana Gebrim, sócia-fundadora da Diversidade Gestão e Desenvolvimento de Projetos. O evento será realizado às 18h30  no Conservatório da UFMG - Av. Afonso Pena, 1534, Centro. A entrada é gratuita.

A mediadora da mesa será a professora Heloisa Marina da Silva, do curso de Teatro da UFMG. Ela conversou sobre o tema com o programa Expresso 104,5.

A professora explicou que a crise econômica atinge todos os setores e a cultura não é diferente. "A cultura é ordinária, ela faz parte da vida de todos. Então quando a gente fala em crise econômica, todos os setores são afetados, os empregos de forma geral e a cultura está dentro da vida econômica da sociedade." Porém, ela destaca que a crise não é apenas econômica. "Muito das políticas culturais são públicas. Elas vem de um pensamento publico para a cultura, de um pensamento cidadão, que entende a cultura como bem essencial e, portanto, precisa ser viabilizado por políticas públicas. E, nesse sentido, podemos falar tanto de uma crise econômica, quanto de uma crise política, que tem afetado, aí sim, de uma forma muito drástica, a cultura, porque a gente tem visto em diversos entes e na própria União, uma falta de planejamento de políticas culturais, uma falta de pensamento da cultura em relação à sociedade, que cultura, ou como desenvolver a cultura, de que forma, para a sociedade. E isso impacta diretamente nas formas de financiamento. Porque se a gente não tem um planejamento, o que a gente quer com a cultura, de que forma, não se faz nada."

Ouça a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto:

A programação do Festival de Inverno da UFMG vai até o dia 23 de julho, em vários espaços da UFMG, como o Conservatório, o Centro Cultural da UFMG, o Espaço do Conhecimento e o planetário. Para mais informações sobre o festival, acesse o site.

Produção: Laura Portugal sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória