Arte e Cultura

Frequentadores da biblioteca da Física montam quebra-cabeça de oito mil peças

Brinquedo foi inspirado na 'Escola de Atenas'

Usuários montam peças do quebra-cabeça na biblioteca do Departamento de Física
Expectativa é de que o trabalho seja concluído em três ou quatro mesesGabriel Loppo / UFMG

Usuários da biblioteca do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas, no campus Pampulha, estão ajudando a montar um grande quebra-cabeça coletivo, concebido com o objetivo de valorizar a importância da união na resolução de problemas.

O tema do quebra-cabeça, com suas oito mil peças, é a obra Escola de Atenas, do pintor renascentista Rafael Sanzio, que retrata uma reunião entre grandes pensadores da humanidade, como Platão, Aristóteles, Sócrates e Pitágoras. A iniciativa foi idealizada pela bibliotecária Shirley Maciel. A montagem do quebra-cabeça ocorre no hall da biblioteca, no prédio do Departamento de Física.

Até o momento, foram montadas cerca de 200 peças, e a expectativa é de que o trabalho seja finalizado em três ou quatro meses. Cerca de 100 pessoas já assinaram a lista de colaboração. Ao fim da montagem, um exemplar do Pêndulo de Newton será sorteado entre aqueles que participaram do processo. A biblioteca funciona das 8h às 17h.