Pesquisa e Inovação

Grupo da UFMG usa marcador específico para rastreio do câncer de mama

Com o emprego inédito do 18F-FES no Brasil, pesquisadores esperam obter um diagnóstico por imagem mais aprimorado

Pet Scan (PET CT)
Pet scan instalado no CTMM, que testa novo marcador para diagnóstico do câncer de mamaArquivo CTMM | Faculdade de Medicina

Centro de Tecnologia e Medicina Molecular (CTMM) da Faculdade Medicina é o primeiro no Brasil a usar o marcador 18F-FES nos exames para rastreio do câncer de mama. Desde o mês passado, pacientes do Hospital das Clínicas (HC) têm acesso, de forma inédita, a um diagnóstico por imagem mais aprimorado. Ao mesmo tempo, o estudo contribui com a Instituição na avaliação desse novo marcador na população brasileira, somando-se às pesquisas internacionais. 

O professor Marco Romano-Silva, chefe do Departamento de Saúde Mental da Faculdade e coordenador do CTMM, explica que o exame PET, até o momento realizado com o marcador 18F-FDG, já proporcionou benefícios importantes como identificar os locais de lesão do câncer de mama, contribuir no estadiamento (processo que determina a localização e a extensão do câncer) e acompanhar as respostas ao tratamento. O 18F-FES pode ser ainda mais proveitoso, uma vez que é específico para rastreio do câncer de mama.

“O FDG capta muito pouco em alguns tipos de câncer de mama, quando, por exemplo, o crescimento é mais lento. As células tumorais gastam muita energia para captar glicose, e o FDG consegue identificar esse metabolismo acelerado. Já o 18F-FES consegue detectar até mesmo os tumores pequenos e com metabolismo baixo”, compara Romano-Silva.

“Nosso trabalho é introduzir maneiras novas de fazer diagnóstico, de fazer pesquisa para demonstrar o que realmente faz diferença. Como instituição pública, de pesquisa e prestadora de serviços do SUS [Sistema Único de Saúde], visamos incorporar novidades que trazem mais benefícios para a população. Sermos o primeiro centro a oferecer o exame PET CT com marcador 18F-FES é muito emblemático na nossa missão de sempre procurar o melhor para o sistema público de saúde”, ressalta o professor Marco Romano-Silva.

Pesquisa associada ao uso clínico
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é parceiro do CTMM nessa pesquisa que tem o objetivo de caracterizar o uso do 18F-FES na população brasileira e na oferta do uso clínico do novo marcador. Enquanto o CDTN produz o radiofármaco, o CTMM faz a aplicação em pacientes com câncer de mama mediante indicação médica.

“Ainda não dispomos de dados do uso desse marcador na nossa população, e os nossos testes no HC são importantes nesse sentido. Eles também poderão contribuir para a pesquisa em âmbito internacional. Quanto mais estudos forem replicados, mais condições a comunidade científica terá para validar o método e a sua eficácia”, argumenta Romano-Silva.

Prioridade para o SUS
O professor da Faculdade de Medicina ressalta que a prioridade de atendimento do CTMM é o SUS. Por isso, neste momento, as pacientes do Hospital das Clínicas é que terão a oportunidade de se submeter ao exame de rastreio do câncer de mama usando o 18F-FES. Para participar, é necessário ter o encaminhamento e o pedido médico do Setor de Mastologia do HC e preencher critérios que serão informados pela equipe de saúde que acompanha a paciente e pela equipe da pesquisa.

O Centro de Tecnologia e Medicina Molecular continuará oferecendo os exames de rastreio com o FDG. Caso haja interesse de instituições particulares em exames PET Scan com algum dos marcadores, é necessário entrar em contato com a equipe do CTMM pelo e-mail imagemolecular@gmail.com.

Leia mais sobre o assunto no Portal da Faculdade de Medicina.

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina