Grupo busca voluntários para pesquisa sobre perfeccionismo e questão racial
Questionário on-line pode ser respondido, até o fim de fevereiro, por pessoas de 18 a 35 anos
Pesquisa realizada por professores e estudantes da área de Psicologia na UFMG quer descobrir se, e até que ponto, marcadores sociais influenciam o desenvolvimento e a manutenção do perfeccionismo. O grupo, vinculado ao Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (Lavis), convida pessoas a responder, voluntariamente, a questionário on-line.
Segundo os pesquisadores, o perfeccionismo é uma característica marcada por busca de padrões elevados, autocriticismo intenso e sensibilidade a erros e avaliações negativas. O estudo ora em curso tem foco, sobretudo, na relação entre perfeccionismo e a questão racial.
"Em um contexto de racismo sistêmico, pessoas negras podem enfrentar pressão maior para superar barreiras e o fato de que seus erros são amplificados e os sucessos, minimizados. O medo de avaliação negativa e rejeição cresce com as experiências de opressão e pode gerar dinâmicas únicas relacionadas ao perfeccionismo nesse grupo”, argumentam, em material de divulgação, as organizadoras do estudo, Jéssica Alana da Silva Souza, aluna do 8º período da graduação em Psicologia, Ana Letícia Senobio dos Santos, mestre e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, e Marcela Mansur Alves, professora do Departamento de Psicologia e do programa de pós-graduação.
Formulário
As primeiras questões do formulário são de caráter demográfico; as seguintes abordam percepções do perfeccionismo e seus impactos, procuram descobrir traços de personalidade e tratam também, mais especificamente, de autoconfiança e autoimagem. Para participar da pesquisa, é preciso ter entre 18 e 35 anos. Pessoas de todas as raças podem responder ao questionário, e a equipe reforça a importância do engajamento de pessoas negras na participação.
As informações dos voluntários serão mantidas em sigilo. Ao final, todos receberão uma cartilha que, desenvolvida pelo Laboratório, aprofunda informações sobre o perfeccionismo. Os interessados devem acessar o formulário da pesquisa e enviar suas respostas até o fim de fevereiro.