Notícias Externas

Grupos conservadores pressionam pela saída da secretária de educação

Ângela Dalben é reconhecida por seu comprometimento com a escola pública, defende colunista

Secretária Ângela Dalben, ao lado do prefeito Kalil
Secretária Ângela Dalben, ao lado do prefeito Kalil PBH Divulgação

Vereadores e grupos conservadores pressionam pela destituição da Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Ângela Dalben. Para entender a origem da confusão: um vereador da Câmara Municipal de BH gravou crianças entrando no Palácio das Artes para visitar um festival de curtas. No entanto, ele divulgou o vídeo nas redes sociais afirmando que os estudantes iriam, na verdade, visitar a exposição Faça Você Mesmo sua Capela Sistina, do artista Pedro Moraleida (1977-1999), que está sendo constantemente atacada por grupos religiosos e conservadores. A Secretaria Municipal de Educação pediu uma retratação do vereador e a Justiça determinou a retirada do vídeo do ar por expor os alunos.

"É uma clara questão política. Essa bancada quer se apropriar dos temas ligados a educação. Em vez de dialogar e equacionar as diferenças sobre os projetos de educação, ela exige a saída da secretária", critica o professor da Faculdade de Educação da UFMG, Marcus Taborda, na Coluna de Educação do Jornal UFMG.

Taborda lembra que Ângela Dalben é professora aposentada e pesquisadora da UFMG, com uma atuação reconhecida e comprometida com a educação pública, com a qualificação da escola pública e com a valorização da carreira de professor.

"O que mais me espanta é o fato de que esses grupos não estão mais dispostos a disputar ideias e concepções. Forjaram esse vídeo e produziram uma mentira. É a desqualificação absoluta da política", comenta Taborda.

ouca-a-conversa-com-vinícius-luiz-23-10-2017.mp3

Coluna veiculada no Jornal UFMG desta segunda-feira, 23 de outubro de 2017.

Ataques à arte refletem momento político do país, afirma Rodrigo Duarte

Como a escola pode ajudar na formação de pessoas mais tolerantes?