Extensão

Grupos de extensão formam rede dedicada aos direitos humanos

Cerca de 20 projetos lidam com temáticas ligadas às populações vulneráveis, gênero e sexualidade, questões raciais, entre outras

Manifestação
Manifestação apoiada pelo Polos de Cidadania: ações em BH e no interior de Minas GeraisAcervo Polos de Cidadania

Nesta segunda-feira, 10 de dezembro, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), um dos documentos mais importantes produzidos no século passado, completa 70 anos. A Declaração defende a igualdade e a dignidade das pessoas e condena a discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, religião ou opinião política.

Para contribuir com a efetividade da DUDH, a Pró-reitoria de Extensão mantém, há pouco mais de dois anos, a Rede Direitos Humanos UFMG, que promove discussões sobre violações ao reunir e articular cerca de 20 grupos, laboratórios e núcleos de extensão, ensino e pesquisa para tratar da temática. De caráter interdisciplinar, a Rede propõe a construção de uma agenda de troca, interlocução e cooperação continuada entre seus membros em diálogo com políticas públicas, movimentos, coletivos e organizações sociais. 

Algumas das iniciativas são abordadas na matéria de capa da edição 2.044 do Boletim UFMG.

A Rádio UFMG Educativa também celebra o aniversário da declaração Universal dos Direitos Humanos, com programação especial nesta segunda, 10.