Ensino

Guia apresenta UFMG aos calouros

Publicação traz orientações gerais sobre a Universidade, incluindo processos adotados durante a pandemia

Capa do Guia Viver UFMG
Capa do Guia Viver UFMG Criação Cedecom UFMG

Os mais de quatro mil estudantes que ingressam neste semestre já podem consultar a edição 2021/1 do Guia Viver UFMG. Trata-se de um manual com orientações gerais sobre a Universidade, incluindo as adaptações feitas durante o período de pandemia.

O aluno recém-chegado encontrará informações sobre a vida acadêmica, o ensino remoto emergencial, a assistência e permanência estudantil, as plataformas de livros eletrônicos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFMG, o acolhimento em saúde mental, as fontes de referência para esclarecimento de dúvidas, entre outros assuntos.

Na mensagem de abertura do Guia, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira destacam o contexto de excepcionalidade vivido pela instituição. “Temos ciência de que as aulas remotas não substituem o contato presencial e a convivência nos nossos campi – Pampulha, Saúde, Montes Claros e Cultural de Tiradentes – e nos outros ambientes que integram a UFMG”, afirmam.

Como a pandemia ainda não está sob controle e a vacinação é ainda
incipiente, os dirigentes argumentam que é preciso manter o distanciamento e as
medidas sanitárias como forma de preservar vidas. “Estamos nos preparando com muito carinho e responsabilidade para recebê-los em nossos espaços quando tudo isso passar”, escrevem.

Formação ampliada
Ainda na mensagem, Sandra e Alessandro discorrem sobre o trabalho que a UFMG vem desenvolvendo no enfrentamento da pandemia e lembram que muitos professores, pesquisadores e profissionais envolvidos nessa tarefa também “iniciaram suas trajetórias acadêmicas na UFMG, onde foram acolhidos e receberam uma formação técnica, científica, cidadã e humanística que contribuiu decisivamente para que seus sonhos de juventude fossem realizados”.

Veja a versão do Guia Viver UFMG em formato PDF.

Nesta segunda-feira, dia 17, a reitora, o vice-reitor e outros dirigentes da UFMG darão as boas-vindas aos novos estudantes em cerimônia virtual com início às 9h.