Arte e Cultura

Há 105 anos, nascia Orson Welles, um dos maiores nomes da história do cinema

Ator e diretor ganhou fama com a histórica transmissão 'A Guerra dos Mundos' e com o filme 'Cidadão Kane'

Orson Welles, em cartaz de divulgação de 'Citizen Kane'
Orson Welles, em cartaz de divulgação de 'Citizen Kane' Domínio Público

Em 6 de maio de 1915, ou seja, há exatos 105 anos, nascia, na cidade de Kenosha, no Wisconsin, George Orson Welles. Ator, diretor, produtor e também escritor, Orson Welles ficou conhecido justamente por sua versatilidade, ao se adaptar muito bem a esses vários papéis e também aos vários veículos (ou suportes) de sua época, como o rádio, o teatro e o cinema. 

Foi no rádio, aliás, que Welles alcançou o sucesso, ainda bem jovem, aos 20 anos, ao participar da histórica transmissão A Guerra dos Mundos, adaptada do romance de seu quase xará britânico, o escritor Herbert George Wells, o H. G. Wells. Transmitida em 30 de outubro de 1938, na rede norte-americana de rádio CBS, a história causou comoção nos Estados Unidos, levando muitas pessoas a acreditarem que a invasão alienígena anunciada era realidade, e não uma obra de ficção. 

Dois anos depois, Orson Welles produziu e dirigiu o filme mais bem-sucedido de toda a sua carreira, Cidadão Kane (Citizen Kane). A obra rendeu a ele a indicação como melhor diretor no Oscar do ano seguinte. Além disso, concorreu também como melhor ator, pelo protagonista Charles Foster Kane. Dali em diante, Welles atuou em inúmeros filmes e dirigiu mais de uma dezena deles. Considerado inovador em sua direção, foi escolhido, em 2002, pelo British Film Institute como o “maior diretor de cinema de todos os tempos”.

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, o historiador, escritor e crítico de cinema Luiz Nazário, professor de cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, falou sobre o legado de Orson Welles para o cinema mundial.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Em 2018, a equipe da Rádio UFMG Educativa produziu uma nova versão e também uma série de pílulas sobre os 80 anos da transmissão.

Produção de Hugo Rafael