Notícias Externas

Hemocentros brasileiros registram queda nas doações de sangue

Programa Conexões aborda impacto da pandemia no número de doações de sangue

O número de doações está em 62,5% do esperado para esse período do ano, segundo a Fundação Hemominas
O número de doações está em 62,5% do esperado para esse período do ano, segundo a Fundação Hemominas Rovena Rosa/Agência Brasil


Com a pandemia de covid-19, os hemocentros brasileiros registraram uma queda nas doações de sangue. Em reportagem do jornal O Tempo, a Fundação Hemominas revelou que o número de doações está em 62,5% do esperado para esse período do ano. Em janeiro, a média foi de 750 doações por dia, bem abaixo da média ideal de 1.200 doações diárias e também das médias registradas em 2019, 2020 e 2021. Atualmente, a maior necessidade é de sangue do tipo B-, A-, O- e O+. Também há um alerta para o desabastecimento dos tipos B+ e AB-, apesar da situação ser mais estável. 

Além de ser um gesto solidário, a doação de sangue salva vidas. Pacientes lidando com doenças, traumas e cirurgias às vezes precisam de transfusões recorrentes e são os mais afetados pelo déficit de sangue disponível. A Hemominas é o principal centro para doação de sangue no estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, a Fundação conta com unidades no Barreiro, no bairro Santa Efigênia e no Shopping Estação BH. 

Para compreender melhor o contexto da doação de sangue na pandemia e a atual baixa nos estoques, o programa Conexões desta quarta-feira, 23, recebeu a assessora de captação e cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra, que falou um pouco sobre as razões por trás dessa queda, apesar de um maior controle da pandemia, associada principalmente às variantes do vírus da covid-19 e ao aumento dos casos de gripe. 

A entrevistada também deu detalhes sobre os cuidados e prazos para pessoas que tiveram gripe, foram infectadas pelo vírus ou receberam alguma das doses das vacinas contra covid-19. “As pessoas com covid-19 com sintomas devem aguardar 10 dias após a melhora completa dos sintomas para então doar sangue. As pessoas que testaram positivo mas não apresentaram sintomas precisam aguardar 10 dias após a data do exame. Os profissionais de saúde que fizeram e fazem uso contínuo e correto de equipamentos de proteção individual podem doar sangue. E aquelas pessoas que porventura tiveram contato próximo com pacientes com covid-19 precisam aguardar 7 dias após o último contato”, explicou a assessora.
As ações de incentivo à doação de sangue por parte da Fundação Hemominas também foram assunto da conversa. Há um acompanhamento permanente dos estoques da instituição, que trabalha em rede para o remanejamento entre unidades e áreas. Dessa forma, todas as doações de sangue contribuem para o estoque geral do estado de Minas Gerais. 

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Os requisitos básicos para doar, instruções e cuidados para candidatos que tiveram covid-19 ou algum tipo de contato com pessoas que apresentaram diagnóstico positivo, endereços e horários de atendimento podem ser encontrados no site do Hemominas. Em Belo Horizonte, o horário de funcionamento do Hemocentro (Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia) é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 13h nos sábados, com entrada de doadores até às 12h. 

Produção: Carlos Ortega, Enaile Almeida e Nicolle Teixeira sob orientação de Hugo Rafael
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Breno Rodrigues