Institucional

Aos 94 anos, Hospital das Clínicas é referência em alta complexidade em Minas Gerais

Unidade especial da UFMG vinculada à Rede Ebserh tem atuação destacada em áreas como transplante, reprodução humana, cardiologia, neurologia e oncologia

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh celebrou, no último domingo, 21 de agosto, 94 anos de atuação pautada no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência. Para marcar a data, foi montada no hall de entrada do prédio principal uma exposição de fotos históricas do complexo de saúde com o objetivo de resgatar a memória de um dos maiores e mais antigos hospitais universitários de Minas Gerais.

Quase centenária, a instituição se renova a cada ano por meio da oferta de serviços em sua área de abrangência. Só em 2021, foram realizadas cerca de 16,5 mil internações, quase 300 mil consultas ambulatoriais e de urgência, quase 15 mil cirurgias ambulatoriais, mais de nove mil cirurgias hospitalares e 168 transplantes de órgãos e tecidos.

O hospital atende em todas as especialidades e subespecialidades oferecidas pelo SUS, com exceção da radioterapia, constituindo-se como referência em alta complexidade para o estado de Minas Gerais, com destaque nas áreas de transplante, reprodução humana, cardiologia, neurologia e oncologia. Atualmente, preconiza o cuidado centrado no paciente, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o cuidado organizado em torno das necessidades e expectativas das pessoas e comunidades e não sobre as doenças, reconhecendo e respeitando a autonomia do paciente como sujeito no cuidado com a sua saúde.

História
Do início das suas atividades, na década de 1920 – era o Hospital São Vicente de Paulo – até os dias de hoje, o Hospital das Clínicas passou por mudanças físicas, assistenciais e curriculares que o transformaram em referência na formação de profissionais de saúde e no cuidado de alta complexidade no Sistema Único de Saúde em Minas Gerais.

Em 1955, o Hospital São Vicente de Paulo, o Hospital São Geraldo e o Instituto do Câncer e Radium de BH, que já funcionavam como hospitais-escola da Faculdade de Medicina da UFMG, passaram a se chamar Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina. Na mesma época, o Pavilhão Carlos Chagas foi ampliado e adaptado como sede da Clínica de Doenças Tropicais e da Biblioteca.

Na década seguinte, mais precisamente em 1962, o antigo prédio São Vicente de Paulo foi demolido para a construção dos blocos que atualmente formam o prédio principal do Hospital das Clínicas da UFMG. Em 1967 e 1969, respectivamente, o Hospital Borges da Costa e o Ambulatório Bias Fortes passam a integrar o complexo hospitalar do HC-UFMG. Em 1976, o HC se transformou em órgão independente da Faculdade de Medicina, passando a ter sua diretoria geral escolhida pelo reitor da Universidade e regimento interno próprio. Em 2004, o hospital se transformou em Unidade Especial da UFMG.

Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de gestão de excelência.

O corpo clínico-assistencial do hospital é formado por cerca de 2,6 mil profissionais de saúde, além da força de trabalho de aproximadamente 350 trabalhadores de áreas administrativas, 1,5 mil terceirizados e mais de 400 docentes de áreas da saúde que desenvolvem atividades didáticas e de pesquisas na instituição e participam da formação de mais de 640 residentes médicos e multiprofissionais em saúde.

Equipe: Renata Valentim (produção, reportagem e edição de conteúdo), Ângelo Araújo (imagens) e Otávio Zonatto (edição de imagens)

Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG