Arte e Cultura

Institucionalização da gestão cultural avança nas Ifes

Tema é debatido nesta semana em fórum promovido pela UFMG

Conservatório UFMG abriga as atividades do Fórum de Cultura
Conservatório UFMG abriga as atividades do Fórum de Cultura Lucas Braga / UFMG

Até 22 de agosto, o Conservatório UFMG recebe o Fórum UFMG de Cultura, cujo tema é Políticas e gestão cultural nas Instituições de Ensino Superior (IES). “O Fórum é um movimento que foi iniciado em 2014, motivado pela ideia de constituir uma pró-reitoria de Cultura na UFMG. Na época, fizemos uma série de reuniões e encontros abertos, criamos um comitê executivo e outro consultivo, formulamos um plano de cultura para a Universidade e o próprio projeto dessa pró-reitoria”, explica o diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli.

“O evento é retomado agora com o mesmo objetivo”, acrescenta a professora Mônica Medeiros Ribeiro, diretora-adjunta. “Em alguma medida, ele responde ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMG, estabelecido para o período 2018-2023. No PDI, está explicitada uma política cultural em cujos objetivos está incluída a implementação de uma pró-reitoria de cultura na UFMG”, afirma.

“A institucionalização das políticas de cultura nas universidades é um processo em andamento em todo o país”, destaca Mencarelli.

Neste ano, as atividades do Fórum integram a programação do Encontro Internacional Arte, Cultura e Democracia no Século XXI, promovido pela Secretaria de Cultura de Belo Horizonte. As atividades do Encontro – que visa promover debates e reflexões sobre as políticas públicas na área da cultura, especialmente no âmbito municipal – são realizadas no Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal e no Viaduto Santa Teresa.

Leia mais sobre o assunto em matéria publicada na edição 2.068 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.