'Interfaces' mostra a força da extensão no enfrentamento da covid-19
Em nova edição, revista da UFMG reúne reflexões sobre experiências desenvolvidas por grupos de várias instituições brasileiras
![Reprodução | Criação Thais Kiyomi Capa da nova edição da Revista Interfaces](https://ufmg.br/thumbor/QVFM4Pd0_llQDvJoeIYiBi9c3I4=/11x0:848x1284/352x540/https://ufmg.br/storage/0/f/1/7/0f17bc672991b7f2d6dcfd4773bd5e8c_1659650362658_145799661.jpg)
O papel desempenhado pela extensão universitária no enfrentamento da pandemia de covid-19 em meio às restrições orçamentárias é o eixo da nova edição da Interfaces — Revista de Extensão da UFMG —, que reúne artigos e relatos de experiências sobre atividades de diversas áreas, universidades e regiões brasileiras.
Em editorial, a publicação menciona os cortes e os bloqueios orçamentários sucessivos que têm impactado o desenvolvimento das atividades das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. “Outro elemento-chave nesse projeto de desmonte das IES públicas tem sido as investidas contra a autonomia universitária, garantida pela Constituição de 1988”, ressalta o editor-chefe da Interfaces, Leandro Diniz, que também destaca a importância das universidades públicas na formação de profissionais qualificados, o seu protagonismo na pesquisa científica e inovação no país, o reconhecimento pelos rankings internacionais e o papel desempenhado pela extensão.
Robótica para mulheres
Uma das experiências extensionistas apresentadas nesta edição é o Programa Sabará for Women, desenvolvido pelo Instituto Federal de Minas Gerais no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa oferece aulas de robótica e programação de computadores a alunas das escolas públicas da cidade. Em seu primeiro ano de atividade, formou mais de 80 mulheres.
![Divulgação IFMG Alunas de escolas públicas de Sabará que participaram do projeto de extensão PS4W, uma das iniciativas abordadas na Revista Interfaces](https://ufmg.br/thumbor/x4Vhzx8tHdWZQlDd9WnHKKuiRLg=/0x0:770x513/712x474/https://ufmg.br/storage/3/6/b/b/36bb9eb53ee2ac4cf07b0181e66bf73b_16596283916547_1627552991.jpeg)
A revista também aborda a reinvenção do projeto Chá com drama: discussão e leitura dramática de textos teatrais, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Em razão da pandemia, o projeto suspendeu suas atividades presenciais e tomou outros rumos com a criação de uma radionovela.
O artigo da equipe do Projeto Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostra como as lutas brasileiras podem funcionar como estratégias pedagógicas. O texto propõe reflexões sobre a valorização das manifestações culturais do país em perspectiva inclusiva e antirracista.
Sorriso contra o câncer
Na área da saúde, uma das experiências relatadas é o Projeto Pronto Sorriso, vinculado à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. A iniciativa vale-se da palhaçoterapia de hospital como apoio ao tratamento de pacientes oncológicos em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Essas e as outras publicações, que são vinculadas à Pró-reitoria de Extensão (Proex) e têm periodicidade semestral, podem ser lidas na página eletrônica da revista. Os professores, estudantes e servidores técnico-administrativos envolvidos em pesquisas, projetos e atividades extensionistas podem submeter textos para publicação, que ficam disponíveis em português e espanhol.