Arte e Cultura

Intervenções artísticas e shows musicais movimentam os dois últimos dias do evento

Nivaldo Ornelas e banda encerram a programação de sexta no auditório da Reitoria
Nivaldo Ornelas e banda encerram a programação de sexta no auditório da Reitoria Paulo Jabur / divulgação

Batalhas de freestyle e duelos de improvisação são atrações do show de hip hop Rumo certo MC’s, programado para hoje, penúltimo dia do Festival de Inverno da UFMG, na Praça de Serviços, campus Pampulha. A apresentação, que começa às 17h30, é comandada por um coletivo que desenvolve atividades centradas em quatro eixos: o grafite em telas, a dança break e as atividades de DJ e MC

Às 19h, o bosque da Escola de Música sedia a performance músico-visual Espaço, fluxo e transcendência, em que o público será incentivado a percorrer trilhas para manipular materiais acústicos e visuais gerados ao longo das apresentações.

Por fim, às 20h, o auditório da Reitoria será palco do show de Nivaldo Ornelas e banda, com foco no jazz. Ornelas comemora 50 anos de carreira em show marcado por composições autorais e parcerias com outros artistas mineiros.

Mais cedo, as oficinas e aulas abertas distribuídas em diversos espaços públicos se despedem da população belo-horizontina. Pela manhã, a Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, recebe a aula Quem tem medo da performance?, em que Christina Fornaciari provoca os participantes a se desafiarem artisticamente. A atividade terá início às 10h.

Na parte da tarde, ocorrem mais três aulas abertas: Danças urbanas – popping e locking, na Praça Manoel Batista Baía, no bairro Mantiqueira, em Venda Nova; O corpo é um ato, na Praça da Liberdade; e Ludens – vivência em danças circulares e jogos cooperativos, na Barragem Santa Lúcia, no São Bento. A atividade propõe vivências que funcionam como pausa para a correria da vida cotidiana.

Ludens – vivência em danças circulares e jogos cooperativos
Ludens – vivência em danças circulares e jogos cooperativos Foca Lisboa / UFMG

As aulas abertas da tarde começam às 15h. Confira os endereços e descrição detalhada de todas as aulas abertas no site do Festival. Nenhuma delas exige inscrição.

Entre as oficinas que também encerram suas atividades nesta sexta, está Gesto (auto) biográfico – corpo: movimento e história de vida, em que idosos praticam exercícios de consciência corporal. Saiba mais sobre a oficina nesta reportagem produzida pela TV UFMG.

No sábado
Três atividades culturais marcarão o encerramento do Festival de Inverno neste sábado, 23, no Conservatório UFMG. A festa começa às 18h, na entrada principal do prédio, na Avenida Afonso Pena, com a intervenção cênica Multidanças, protagonizada por “ajuntamento” de artistas independentes de diferentes áreas de atuação, como dança de rua, dança-teatro e dança contemporânea.

A seguir, o pátio interno do Conservatório recebe o show Samba mineiro patrimônio de Minas, da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte. Por fim, às 20h, haverá um baile comandado pelo Senta a Pua Gafieira, conjunto instrumental que revitaliza a música de gafieira tocando ritmos como samba, maxixe, salsa, bolero e guitarrada. A participação é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.

Multidança reúne artistas de diversos estilos
Multidança reúne artistas de diversos estilos Divulgação