Saúde

Junho vermelho: Risoleta Neves intensifica campanha para incentivar doação de sangue

Ações propostas pelo hospital gerenciado pela UFMG visam evitar o desabastecimento em meio à pandemia

No Hospital, são utilizadas mensalmente mais de 600 bolsas de sangue nos serviços de assistência
Vista aérea do Risoleta, que utiliza mensalmente mais de 600 bolsas de sangue em seus serviçosArquivo Risoleta Neves

Ao longo deste mês, o Hospital Risoleta Tolentino Neves, administrado pela UFMG, promoverá ações especiais motivadas pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. As ações e a divulgação do tema têm o objetivo de evitar o desabastecimento das reservas de sangue e ajudar o Risoleta a atender às demandas cirúrgicas, de urgência e emergência.

O Hospital fará uma iluminação especial em seu prédio como forma de agradecer aos voluntários e ressaltar a importância da doação de sangue. Também vai disponibilizar o flipchart (quadro usado para exposições) com dados da doação de sangue. O tema também será divulgado nas estações de trabalho e por meio de transmissão de vídeos nas televisões instaladas nas recepções.

No Risoleta, por meio da Agência Transfusional, responsável pela captação de doadores e gestão do estoque, são utilizadas, mensalmente, mais de 600 bolsas de sangue nos serviços de assistência. Em meio à pandemia de Covid-19, o cenário é ainda mais desafiador. “É preciso intensificar as ações de conscientização para a garantia do estoque de sangue e hemocomponentes da Fundação Hemominas, que tem enfrentado redução em suas reservas”, afirma Márcia Kanadani, médica e referência técnica da Agência Transfusional do Risoleta.

Criado em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Doador do Sangue homenageia o imunologista austríaco Karl Landsteiner, nascido em 14 de junho. Ele descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os tipos sanguíneos. 

No Brasil, os serviços relacionados à doação de sangue são organizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma hemorrede que atua para fornecer sangue e seus derivados. As orientações para doações estão disponíveis no site da Fundação Hemominas.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Tolentino Neves