Laboratório de Bioengenharia da UFMG produz próteses para pacientes com câncer

O projeto é desenvolvido em parceria com o Hospital da Baleia desde 2016

O Laboratório de Bioengenharia da UFMG (Labbio) possui diversos tipos de pesquisas e projetos em andamento, um deles desenvolvido em parceria com o Hospital da Baleia desde 2016 – com a produção de próteses para pacientes com câncer. O projeto aplica conhecimentos da área de Exatas para serviços no campo da Saúde e se destaca por sua interdisciplinaridade.

Segundo o coordenador do Labbio e professor da Escola de Engenharia, Rudolf Huebner, o projeto recebe estudantes das áreas de Humanas, Exatas e também da Saúde. A estudante de Artes Visuais da UFMG e bolsista do Labbio Keila Lin afirma que atuar positivamente na vida dos pacientes atendidos pelo projeto de próteses é um dos resultados mais satisfatórios para a equipe.

A professora da Farmácia da UFMG e vice-presidente do Hospital da Baleia, Raquel Vilela, contou à TV que a parceria do hospital com o Labbio surgiu em 2016, a partir de paciente atendida pela médica na área de Oncologia do Hospital da Baleia. Na época, uma aluna da professora procurou por pessoas que trabalhassem com impressoras 3D na Universidade para produzir uma prótese e acabou encontrando-se com Rudolf Huebner.

Assista, abaixo, reportagem da TV UFMG sobre o projeto de próteses do Laboratório de Bioengenharia da UFMG.

Produção e Reportagem: Vitória Brunini

Imagens: Ravik Gomes