Extensão

Ligas acadêmicas da UFMG aprimoram desenvolvimento científico e profissional dos estudantes

Grupos estão presentes em muitos cursos da área da Saúde, como a Odontologia e a Medicina

Você já ouviu falar das Ligas Acadêmicas?  Os grupos são formados por estudantes, acadêmicos e profissionais e seguem os princípios do tripé universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão. Grande parte das Ligas está localizada na área da Saúde e busca aprofundar temas em um determinado campo de estudo, como dor ou saúde infantil, aprimorando o desenvolvimento científico e a prática profissional.

Segundo a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas da Medicina (ABLAM), o fenômeno surgiu no Brasil em 1918, com a criação da Liga de Combate à Sífilis da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A partir dos conhecimentos adquiridos no curso, os graduandos montaram postos de profilaxia e tratamento gratuito à população.

Para abordar melhor o tema, a TV UFMG conversou com as equipes da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Algesiologia e Práticas Integrativas (Lamap – UFMG), da Liga Acadêmica de Imaginologia e Estomatologia (Lacime – UFMG) e com Fernanda Bartolomeo, tutora da Liga Acadêmica de Saúde Infantil (Lasi – UFMG). Confira!

Ficha Técnica

Entrevistados: Fernanda Bartolomeo - tutora L.A. Saúde Infantil; Karen Chequer - pres. L.A. Multidisciplinar Algesiologia e Práticas Integrativas; Vitor Scoparo - pres. L.A. Imaginologia e Estomatologia

Produção: Vitória Brunini

Reportagem: Júlia Casalans e Vitória Brunini