Livro da Ciência da Informação orienta prática do bibliotecário escolar

Obra gerada em projeto de extensão também contribui para a gestão das bibliotecas públicas e a formação de estudantes de biblioteconomia

Capa do livro produzido no âmbito do projeto 'Conto e reconto'
Capa do livro produzido no âmbito do projeto 'Conto e reconto' Reprodução

Fruto do projeto de extensão Conto e reconto, da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG), o livro Bonitezas da biblioteca escolar: um guia para boas práticas contribui para as atividades de bibliotecários, auxiliares de biblioteca, professores, estudantes, pedagogos e gestores escolares.

O projeto já doou exemplares a bibliotecas da rede de ensino de Belo Horizonte e de universidades públicas. O objetivo é fomentar reflexões e discussões e destacar a importância e o potencial da área da biblioteconomia escolar no contexto educacional regional e brasileiro.

Organizado pelos pesquisadores da ECI Eduardo Valadares, Ana Paula Meneses Alves, Everton Camillo e Marcelly Zrriel, o livro tem nove capítulos, que oferecem ideias e contribuições teóricas e práticas.

Olhar positivo
O professor Eduardo Valadares informa que, como sugere o próprio título, a ideia é “reafirmar um olhar positivo sobre a biblioteca escolar no contexto de ensino e aprendizagem e também desenvolver uma ação de extensão educativa com a rede de bibliotecas públicas escolares”.

Ele acrescenta que o livro foi pensado para cobrir os vários campos de atuação da biblioteca escolar, abordando “questões pedagógicas, a importância da atuação da biblioteca escolar no currículo, acervo, desenvolvimento sustentável, entre outras temáticas. É um produto que cumpre o papel social da Universidade de levar conhecimento e ciência para a sociedade”.

A versão digital pode ser baixada gratuitamente no site do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (Nersi).

Projeto doou exemplares a bibliotecas de escolas de BH
Projeto doou exemplares a bibliotecas de escolas de BH Foto: projeto 'Conto e reconto' / UFMG

Geração de produtos
O livro Bonitezas da Biblioteca Escolar: um guia para boas práticas foi viabilizado com apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, por meio do edital de fomento a produtos extensionistas destinados à educação básica e profissional.

Eduardo Valadares salienta que o edital “é fundamental para a produção de materiais que atendam à educação básica, uma vez que nem sempre se consegue esse tipo de apoio no mercado editorial”. Segundo ele, a participação de docentes e técnicos da Universidade é uma ótima oportunidade, porque diferentes produtos podem ser gerados. “A iniciativa fortalece a relação entre a Universidade e a educação básica”, diz o professor.

Vinculado ao programa Carro-biblioteca, da ECI, o projeto Conto e reconto tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes, por meio da contação de histórias e da interação, o interesse pela leitura, incentivando-os a buscar suas próprias leituras e a criar suas próprias histórias (saiba mais).

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex