Pesquisa e Inovação

Livro organizado por professores da UFMG e da Unirio coloca gestão Bolsonaro sob análise

‘Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política’ se concentra nos primeiros dois anos do mandato do presidente e alia rigor técnico e linguagem acessível

Mais de 40 pesquisadores de diversas universidades e regiões do Brasil colaboraram com artigos para a publicação
Mais de 40 pesquisadores de diversas universidades e regiões do Brasil colaboraram com artigos para a publicação Reprodução/Autêntica

Antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, economistas e profissionais de relações internacionais se reuniram em uma obra que analisa o bolsonarismo sob dois aspectos: como movimento e como governo em vigência. O livro Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política apresenta mais de 30 artigos sobre os dois primeiros anos de Jair Bolsonaro na presidência.

A organização da publicação é dos professores da UFMG Leonardo Avritzer e Marjorie Marona e do professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Fábio Kerche. A obra é dividida em seis temas principais: Bolsonarismo: movimento ou forma de governo?; Formas de governo, relações entre os poderes e federalismo; Instituições do sistema de justiça, burocracia e militares; Políticas públicas; Cultura política, valores democráticos, representação e participação; Imprensa e opinião pública.

Sobre o livro e seu objeto de estudo, o programa Conexões desta sexta, 28, entrevistou o professor da Unirio Fábio Kerche, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O pesquisador detalhou que a publicação traz um painel bem amplo da gestão Bolsonaro por meio de diversas abordagens teóricas, todas unânimes em apontá-la como um retrocesso.

Na conversa, Kerche avaliou os vários fatores que levaram à eleição do capitão reformado do Exército, entre eles o cenário de criminalização da política. Além disso, o docente explicou que o Bolsonarismo é mais visto como um movimento do que como um governo propriamente dito em virtude da falta de uma sistematização e de uma racionalidade, ressaltando que as principais ações da gestão são de destruir políticas públicas de mandatos anteriores ao invés de construir novas propostas. 

Outra questão destacada foi em relação à imagem do Brasil no exterior, prejudicada tanto pela política ambiental quanto pela condução da pandemia e a atuação do ex-chanceler Ernesto Araújo. Fábio Kerche revelou que não é comum uma publicação propor uma análise de um mandato presidencial que está em curso, mas devido à rapidez dos novos acontecimentos, os pesquisadores a julgaram oportuna e necessária.

“O desafio foi fazer um livro de análise técnica e com dados no calor do momento. Isso sempre desafia muito a gente das ciências sociais, mas eu acho que a gente conseguiu. O livro é de muita qualidade. Os pesquisadores são do primeiro time da pesquisa brasileira e o mais interessante é que o livro, embora seja muito rigoroso do ponto de vista técnico e científico, é muito acessível. A gente escreveu e desafiou os colaboradores a não escrever um livro só para os especialistas. É um livro para o grande público”, explicou.

Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política pode ser encontrado no site da Autêntica Editora em formato físico e ebook.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas