Pesquisa e Inovação

Livros publicados na UFMG são premiados por entidade nacional das editoras universitárias

Foram contempladas obras sobre Clarice Lispector, Grande Otelo e agricultura familiar do Jequitinhonha

Do engenho à mesa:
'Do engenho à mesa': alimentos e agricultura familiar no Jequitinhonhawww.andifes.org.br

Três livros publicados pela Editora UFMG ficaram nas primeiras posições em três categorias do 6º Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A premiação foi divulgada em evento on-line no final da última semana.

Do engenho à mesa: cultura material e indústria rural na agricultura familiar do Jequitinhonha mineiro, de Eduardo Magalhães Ribeiro, foi o primeiro colocado na categoria Ciências da Natureza. Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector, de Solange Ribeiro de Oliveira, venceu na categoria Linguística, Letras e Artes. E Grande Otelo: um intérprete do cinema e do racismo no Brasil, de Luís Felipe Kojima Hirano, foi o segundo colocado na categoria Ciências Sociais.

Obra aborda a arte na ficção de Clarice Lispector
Obra aborda a arte na ficção de Clarice Lispector Divulgação

Em Alvoroço da criação..., Solange Ribeiro de Oliveira, professora emérita da UFMG, analisa com profundidade as múltiplas referências à arte realizadas por um dos mais importantes nomes da literatura nacional: Clarice Lispector (1920-1977). Com apresentação do crítico e escritor Fábio Lucas, a obra se divide em sete capítulos, que abrangem grande parte da produção da autora.

Eduardo Magalhães Ribeiro, professor do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, reúne, na obra Do engenho à mesa..., estudos e saberes sobre alimentos, agricultura familiar e cultura material dos engenhos do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A região é marcada pela predominância da pequena unidade familiar rural, que faz ativo beneficiamento doméstico de matérias-primas como barro, algodão, mandioca, milho, cana-de-açúcar e leite.

Por fim, em Grande Otelo..., Luís Felipe Kojima Hirano, professor da Universidade Federal de Goiás, analisa a trajetória de mais de 70 anos do ator e comediante Sebastião Bernardes de Souza Prata para abordar o modo como as relações raciais, suas interseções com a questão de gênero e o próprio corpo dos artistas, negros ou brancos, são reinterpretados conforme a lógica do campo cinematográfico.

Saiba mais sobre os resultados do 6º Prêmio Abeu. A cerimônia de premiação pode ser assistida no YouTube.

O catálogo da Editora UFMG está disponível em sua loja virtual.

Com Assessoria de Imprensa da Editora UFMG