Arte e Cultura

Maurício Tizumba leva o encanto do tambor mineiro a Venda Nova

Tizumba com as crianças em Venda Nova:
Tizumba com as crianças em Venda Nova: "aprender fazendo" Matheus Espíndola / UFMG

“No trabalho com a criança, você planta em um terreno fértil, e isso é garantia de que o terreno vai florir bem”, disse o cantor, compositor e ator Mauricio Tizumba, que na tarde de hoje ministrou a oficina O som que vem do tambor Mineiro. A atividade, que mobilizou público composto, em grande maioria, por crianças, foi realizada na tarde desta terça-feira, 19, na Praça Manoel Batista Baía, em Venda Nova.

A oficina tem forte influência do congado mineiro, manifestação cultural e religiosa que resiste há mais de três séculos como símbolo de expressão da cultura negra. “Com os cantos congadeiros, a gente passa conhecimento sobre essa cultura, buscando quebrar preconceitos. É preciso que as pessoas se aproximem e entendam o congado”, pontuou.

As aulas de Tizumba são calcadas na metodologia de “aprender fazendo”. Segundo o músico, as artes de cantar, dançar e tocar são passadas de pai para filho, por meio da observação. “Foi assim que eu aprendi. Nos reinados e congados, não existe aula de tambor, não tem escola para isso”, argumentou.

O som que vem do tambor mineiro terá outra aula nesta quarta, na Praça José Verano da Silva, no Barreiro de Cima.