Milhagem UFMG vence competição nacional de eficiência energética e estabelece novo recorde
Com 373,7 Km/kWh registrados, equipe se consolidou como a maior campeã da categoria de protótipos elétricos no Brasil

Pela quarta vez, a equipe Milhagem UFMG sagrou-se campeã da Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições de eficiência energética do mundo, na categoria Protótipo a bateria elétrica. Realizado entre os dias 25 a 28 de agosto, no Píer Mauá (Rio de Janeiro), o torneio reúne carros que buscam percorrer a maior distância possível gastando uma quantidade mínima de energia. A oitava edição teve 43 equipes formadas por estudantes de universidades do Brasil e de países das Américas do Sul e Central.

Com o resultado, o Milhagem, que também venceu as edições de 2018, 2022 e 2023, consolida-se como maior campeão da categoria de protótipos elétricos no Brasil. O primeiro lugar em 2025 foi conquistado com o protótipo DT2, que atingiu a marca de 373,7 km/kWh, em uma disputa acirrada com o segundo colocado, separados por apenas 0,5 km/kWh. De acordo com informações da Shell Eco-marathon Brasil, com apenas 1 kWh de energia, o veículo da UFMG seria capaz de ir da capital fluminense até Ouro Preto, em Minas Gerais.
Na ocasião, o Milhagem também se tornou a primeira equipe da América Latina a obter uma marca válida na categoria Modelo urbano/combustão, com 54 km/l. Esse feito inédito foi conquistado após cinco anos de desenvolvimento do protótipo de conceito urbano, o ST-urban. Essa categoria nunca havia registrado uma equipe vencedora, o que tornou o título histórico tanto para a equipe quanto para a própria competição.
Futuro em competições
O Milhagem UFMG é um projeto de ensino formado por 30 alunos de diversos cursos, entre os quais, Engenharia Mecânica, Elétrica, Aeroespacial, Metalúrgica e de Controle e Automação, além de estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Fundada em 2005, a equipe projeta e desenvolve protótipos de alto nível de eficiência energética, promovendo a ideia de desenvolvimento, sustentabilidade e uso consciente das fontes de energia.
Reconhecida no evento pelo visual marcante de seus integrantes de cabelos azuis, a equipe conquistou o primeiro lugar nas duas categorias e levou para casa o prêmio de três mil dólares. “Com os resultados que o nosso protótipo elétrico obteve na competição, enxergamos um veículo que também pode ser competitivo em nível internacional, como na Shell Eco-marathon Americas, para a qual somos convidados a participar”, informa a equipe.
