Coberturas especiais

Rádio UFMG Educativa promove festa de aniversário aberta ao público nesta sexta

Emissora, que está completando 20 anos, também veiculará produções especiais comemorativas ao longo deste mês

O rapper Roger Deff será um dos artistas a se apresentar na festa
O rapper Roger Deff será um dos artistas a se apresentar na festa Foto: Flávio Charchar

A Rádio UFMG Educativa completa 20 anos no ar no dia 6 de setembro. Para marcar a data, a emissora promove uma festa nesta sexta-feira, 5, com apresentações de artistas de Belo Horizonte que têm forte presença na programação musical e na trajetória da Estação do Conhecimento. Augusta Barna, Roger Deff, Di Souza e Orkestra Percussão Circular, além dos DJs Guimyts e Clever, do Junto e mixado, Clebin Quirino, do Hora rap, e dos DJs Invasores, do Invasões Bárbaras, vão subir ao palco da Autêntica, no bairro Santa Efigênia, a partir das 21h. A festa é aberta ao público, com venda de ingressos pela plataforma Sympla.

“São 20 anos dedicados à comunicação de interesse público, levando informação de qualidade e valorizando a diversidade. A festa desta sexta-feira é uma celebração desse trabalho e também uma oportunidade de reunir quem faz a Rádio UFMG Educativa no dia a dia, quem já passou pela emissora e, claro, a nossa audiência”, afirma o coordenador institucional da emissora, Rafael Medeiros. “Queremos comemorar juntos duas décadas de uma história muito bonita, que faz parte da trajetória da UFMG e da sociedade”, conclui.

No domingo, 7 de setembro, a Rádio vai comemorar juntamente com a Universidade, que completa 98 anos na data, fazendo a cobertura das atividades do Domingo no campus. O programa Manhã musical será transmitido ao vivo, das 10h às 12h, diretamente do estúdio na Praça de Serviços, além da participação de repórteres da emissora de vários pontos do campus Pampulha.

Programação especial
Além das festividades, a equipe da Rádio prepara uma série de produções ao longo do mês de setembro. Nesta quinta-feira, dia 4, uma mesa-redonda ao vivo vai reunir antigos e novos colaboradores da UFMG Educativa, a partir das 10h30, no programa Conexões, apresentado por Luiza Glória . 

O encontro terá a participação do professor da Faculdade de Direito da UFMG Victor Boson, organizador do Jubiabá, programa que estreia nesta quinta-feira, às 17h, da artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG Brígida Campbell, idealizadora do Ecologia insurgente, com estreia prevista ainda em 2025, da professora e vice-diretora da Faculdade de Direito da UFMG, Mônica Sette Lopes, idealizadora do Direito é música, que está completando 19 anos no ar, do professor e comunicador Welber Super-8, idealizador do Cabeça conteúdo e colaborador do Toque de poesia, programas já tradicionais da emissora, e do professor do Departamento de Matemática na UFMG Seme Gebara Neto, produtor e apresentador do Quebrando tudo.

Cena do filme 'A filha do palhaço', o primeiro que será veiculado com audiodescrição.
Cena do filme 'A filha do palhaço', o primeiro que será veiculado com audiodescrição. Divulgação

A programação especial continua com a veiculação inédita de uma série de filmes com audiodescrição, em parceria com a Embaúba, distribuidora especializada em cinema brasileiro sediada em Belo Horizonte. No sábado, dia 6, às 14h, será veiculado A filha do palhaço (2022), de Pedro Diógenes; no dia 14, no mesmo horário, As linhas da minha mão (2023), de João Dumans; no dia 25, às 21h, Bem-vindos de novo (2021), de Marcos Yoshi. Ainda neste ano, o filme Marte um (2022), de Gabriel Martins, que representou o Brasil no Oscar de 2023, também será veiculado com audiodescrição.

A UFMG Educativa também está produzindo uma leitura sonora do livro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, que será apresentada na íntegra na programação, em data a ser definida.

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM na Região Metropolitana de Belo Horizonte) é uma mídia do Centro de Comunicação da UFMG, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A programação também pode ser ouvida em tempo real pela internet.