Evento cultural

Pianista Clélia Iruzun homenageia Chopin e Fernandez em recital no Conservatório

Nesta sexta-feira, 5 de setembro, data do aniversário de 99 anos do prédio-sede do Conservatório UFMG, a pianista Clélia Iruzun vai apresentar um recital solo, às 19h30. Na ocasião, ela celebra dois grandes mestres da literatura pianística: Frédéric Chopin, gênio romântico polonês, e Lorenzo Fernandez, um dos mais refinados miniaturistas da música brasileira. A entrada é gratuita. 

A apresentação faz parte da III Mostra Retratos do Brasil, série que valoriza a diversidade da música brasileira. A mostra tem a curadoria dos professores Fernando Rocha, Mauro Rodrigues e Myrian Aubin.

Múltiplas possibilidades
No programa, obras líricas e virtuosísticas são apresentadas lado a lado, explorando as múltiplas possibilidades pianísticas de gêneros como a mazurca, o noturno e a valsa. Entre os destaques estão os Três estudos em forma de sonatina, uma das criações mais relevantes de Fernandez, e Polonaise brillante, precedida do Andante Spianato, Op. 22, de Chopin, uma das peças mais célebres do compositor polonês.

A apresentação marca também o lançamento do mais recente CD de Clélia Iruzun, Música para piano, dedicado integralmente à obra de Lorenzo Fernandez e lançado pelo selo Naxos, reafirmando sua profunda ligação com o repertório brasileiro e seu compromisso contínuo com a divulgação da música nacional.

Descrição Imagem
Clélia Iruzun se apresenta no dia do aniversário de 99 anos do prédio do Conservatório Foto: Elisa Maciel

Ficha técnica

Serviço

3 a 5 de setembro de 2025

19h30

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Afonso Pena, 1.537