Pesquisa identifica subnotificação de casos de depressão em pessoas negras
Estudo da UFMG e da Uerj comparou dados de entrevistados que relataram ter diagnóstico de depressão com resultados de avaliação feita a partir de sintomas depressivos
Pesquisadores da UFMG e da Uerj identificaram uma subnotificação de casos de depressão em pessoas negras, com baixa renda e com baixa escolaridade. O estudo aponta a falta de acesso dessa população a profissionais capacitados para o diagnóstico e destaca a necessidade de políticas públicas que abordem essa questão.
Assista ao vídeo da TV UFMG em que a doutora em Saúde Pública Thaís Caldeira, uma das pesquisadoras envolvidas, explica como a pesquisa foi desenvolvida.
O artigo que relata a pesquisa, Racial inequality in the prevalence of symptom based depression versus self reported medical diagnosis in Brazil, foi publicado em abril deste ano no Journal of Racial and Ethnic Health Disparities.
Série Eureka
A produção integra a série Eureka, da TV UFMG, que dá visibilidade a artigos publicados em periódicos científicos. Os vídeos apresentam trabalhos das nove áreas do conhecimento da Capes: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística e Letras e Artes.
A pesquisa acima integra a área de Ciências da Saúde.
Equipe:
Produção e reportagem: Flávia Moraes
Imagens: Ângelo Araújo e Samuel do Vale
Videografismo: Isabela Perdigão
Edição de imagens: Marcelo Duarte
Edição de conteúdo: Flávia Moraes
Transporte: Pedro Campos
Ator convidado: Eliezer Sampaio