Milton Hatoum participa de edição do ‘Encontro Marcado’ na UFMG

Escritor amazonense conversou com o programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa

Milton Hatoum coleciona três prêmios Jabuti
Milton Hatoum coleciona três prêmios Jabuti Divulgação / Companhia das Letras

Mensalmente, a UFMG recebe um escritor ou escritora no evento Encontro Marcado, cujo objetivo é promover debates sobre literatura. Em setembro, o convidado é o manauara Milton Hatoum, considerado um dos maiores escritores vivos do Brasil.

Por sua obra, Hatoum ganhou prêmios de literatura bastante relevantes, sendo três deles edições do tradicional Prêmio Jabuti. O primeiro foi logo no seu romance de estreia, Relatos de um certo Oriente. O livro foi publicado em 1989 e venceu a categoria Romance do Ano.

A obra Dois irmãos foi a segundo do autor também contemplada com o mesmo prêmio. Além da premiação, o romance foi traduzido para 12 idiomas e ganhou adaptações para a televisão, o teatro e também para os quadrinhos. Em 2005, mais um Jabuti entrou para a conta de Hatoum, com o livro Cinzas do norte. A obra também venceu os prêmios Bravo, APCA e Portugal Telecom.

Nesta terça-feira, 17, Hatoum falou sobre literatura, sua vida e também sua obra, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Jaiane Souza

O Encontro Marcado com Milton Hatoum será às 18h, com entrada franca, no 3º andar do prédio da Biblioteca Central da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

Produção de Letícia Finamore e Jaiane Souza, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael