Notícias Externas

Modelagem de informação pode resultar em cidades mais inteligentes

Pesquisa da Ciência da Informação mostra como monitoramento e análise de dados em tempo real podem orientar decisões do poder público

Cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Bahia, visto do Othon Palace Hotel, no centro de Belo Horizonte
Cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Rua da Bahia, visto do Othon Palace Hotel, no centro de BH Bruno Girin I Wikimedia Commons I CC BY-SA 2.0

Cidades inteligentes são aquelas que utilizam tecnologia para gerar eficiência nas operações urbanas, desenvolvendo sua economia e ao mesmo tempo melhorando a qualidade de vida da população. São cidades automatizadas e mais sustentáveis. E a capacidade de monitorar e analisar informações em tempo real, geradas a todo momento por pessoas ou dispositivos, é um diferencial para maximizar a eficácia e produtividade em variados campos dentro das cidades inteligentes. 

Esse é o tema de dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da UFMG por Izabella Bauer, professora de pós-graduação na PUC Minas. Em seu trabalho, ela analisou dados sobre acidentes de trânsito disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte e mostrou como esse tipo de informação pode dar suporte à tomada de decisões por parte do poder público, fornecendo dados, por exemplo, sobre os dias e horários com maior ocorrência de acidentes. Saiba mais detalhes no episódio de estreia da segunda temporada do Aqui tem Ciência.


Raio-x da pesquisa 

Título original: Modelagem da informação para cidades inteligentes: aplicação em acidentes de trânsito de Belo Horizonte

O que é: pesquisa que propõe um processo de modelagem da informação, necessário para subsidiar os parâmetros indicativos para a concepção de cenários de cidades inteligentes. O trabalho mostrou a relevância para a sociedade das informações extraídas, gerenciadas e analisadas e o uso que se pode fazer da modelagem da informação como um instrumento de mudança, principalmente diante do crescimento populacional e da intensa urbanização.

Nome do pesquisador: Izabella Bauer de Assis Cunha 

Programa de Pós-graduação: Gestão e Organização do Conhecimento

Ano da defesa: 2019

Orientadora: Professora Renata Maria Abrantes Baracho Porto

Leia a pesquisa completa no repositório institucional da UFMG

A pesquisadora Isabela Bauer
Izabella Bauer: dados sobre acidentes de trânsitoArquivo pessoal

O episódio 35 do programa Aqui tem Ciência, apresentado por Breno Benevides, foi produzido por Arthur Bugre e editado por Paula Alkmim, coordenadora de jornalismo. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues. 

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade. 

Por causa das ligações municipais, os primeiros episódios desta temporada apresentarão pesquisas que podem contribuir para a reflexão sobre o espaço urbano. Na próxima semana (12/10), o tema será cidade queer.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.