Notícias Externas

Museu da Língua Portuguesa lança projeto para ajudar pessoas a se expressarem durante a pandemia

Expressão de sentimentos durante a pandemia é o foco do projeto
Expressão de sentimentos durante a pandemia é o foco do projeto Reprodução / Site do Museu da Língua Portuguesa

Com o mundo enfrentando a pandemia de covid-19, a vida como conhecemos mudou completamente e ainda não se sabe quando tudo poderá voltar a ser parecido como era antes. Neste momento de incertezas, ajudar as pessoas a se expressarem é objetivo do projeto virtual A Palavra no Agora, lançado nesta semana pelo Museu da Língua Portuguesa, em um hotsite

A proposta é estimular o público a pensar e processar este momento complexo por meio de exercícios de escrita. Os exercícios podem ser feitos mesmo por quem não tem o hábito de escrever. O projeto oferece roteiros com perguntas simples, que servem como referência para refletir sobre o momento. Quem quiser pode enviar seu texto para ser compartilhado no site, para fazer uma homenagem ou para ajudar as outras pessoas. 

Para inspirar os visitantes, a página também disponibiliza trechos de obras literárias que falam sobre o sentimento de perda, além de resenhas de livros e filmes que abordam o assunto. Além disso, na noite desta quinta-feira, 16, o projeto vai realizar uma live sobre luto e literatura, com a participação da escritora Aline Bei e da professora Maria Helena Franco. A transmissão começa às 19h, pelo Facebook e pelo Youtube.

No programa expresso 104,5 desta tarde, Marília Bonas, diretora técnica do IDBrasil, organização social que gere o Museu da Língua Portuguesa, falou sobre o projeto e as atividades.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto