Pesquisa e Inovação

No Dia do Autismo, Conexões aborda uso da musicoterapia para tratamento de autistas

Em 2007, a ONU criou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado desde 2008

Pesquisadora da UFMG propõe uso da musicoterapia com pessoas autistas
Pesquisadora da UFMG propõe uso da musicoterapia com pessoas autistas Foto: cristina / CC BY-SA 2.0 /Flickr: https://bit.ly/2q2JdPI

Há um certo imaginário coletivo sobre o autismo, que foi em grande parte construído por meio de filmes como Rain Man – Encontro de Irmãos e Gilbert Grape: Aprendiz de um Sonhador. O autismo – ou Transtorno do Espectro Autista – é um distúrbio neurológico que compromete o desenvolvimento da linguagem, os processos de comunicação, a interação e o comportamento social da criança.

O Espectro Autista possui ainda condições particulares, como a Síndrome de Asperger e o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. Em 2007, a ONU criou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente, desde então, no dia 2 de abril.

Nesta segunda-feira, 2, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, abordou o tema e falou sobre o uso da musicoterapia como forma de terapia para essas pessoas, em entrevista com professor Renato Sampaio, da Escola de Música da UFMG, doutor em neurociências.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-02-04-2018.mp3

A tese Avaliação da Sincronia Rítmica em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo em Atendimento Musicoterapêutico, defendida por Renato Sampaio, em 2015, no Programa de Pós-graduação em Neurociências, pode ser encontrada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG.