Pesquisa e Inovação

Revista Revice reúne análises sobre o Brasil contemporâneo

Entrevista com Boaventura de Sousa Santos é um dos destaques da publicação editada por alunos do curso de Ciências do Estado

O português Boaventura de Souza Santos em conferência na UFMG
 Boaventura de Sousa Santos, entrevistado desta edição, em conferência na UFMG Foca Lisboa / UFMG

A Revista Revice, periódico semestral vinculado ao curso de Ciências do Estado da UFMG, acaba de lançar sua quarta edição, (número 2, volume 2). Em 460 páginas, o dossiê Democracia e (des)governo: análises do Brasil contemporâneo reúne 15 artigos, três ensaios, entrevista exclusiva com o intelectual português Boaventura de Sousa Santos e tradução inédita do texto Consequências políticas da empolgação comercial, de Karl Marx.

De acordo com Sabrina Carozzi Bandeira, editora-chefe e graduanda do curso de Ciências do Estado "a Revice é um espaço livre de debate e diálogo científico, e nesta edição compila trabalhos que se propõem a analisar as repentinas e contínuas mudanças políticas e sociais pelas quais passa o Brasil contemporâneo". 

A publicação conta com artigos inéditos de alunos de graduação e pós-graduação de várias instituições nacionais, como UFRJ, Uerj, UFF, PUC-MG, UFV, UFSC, Ufop, Unifesp e da própria UFMG, e de instituições estrangeiras, como a Universidade de Lisboa. 

Um dos destaques do número é a entrevista com o intelectual português Boaventura de Sousa Santos, concedida no ano passado, quando ele ministrou no campus Pampulha conferência no ciclo UFMG, 90 – desafios contemporâneos. Além da  transcrição adaptada, a entrevista está disponível na íntegra no canal do Youtube da Revice (assista ao vídeo no fim da matéria).  

Integrante do Conselho Editorial da Revice, o professor Vitor Bartoletti Sartori, do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Direito na Faculdade de Direito da UFMG, é autor do artigo Direito e politicismo no Brasil: para uma análise da conjuntura nacional pré e pós golpe, que traz uma retrospectiva da conjuntura contemporânea brasileira desde a emergência dos movimentos sociais na década de 1980 até o impeachment de Dilma Roussef. 

Outro destaque é a resenha do livro O negro no Brasil de hoje, do antropólogo Kabengele Munanga, e da professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação da UFMG e ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos no segundo governo de Dilma Roussef. O artigo de Mariana Castro Teixeira analisa o livro sob a ótica dos conceitos de alteridade e identidade.

A revista
Criada há dois anos, a publicação é fruto de projeto idealizado por estudantes de graduação do curso de Ciências do Estado da UFMG e tem como principal objetivo proporcionar espaço de divulgação e debate da produção acadêmica inédita dos discentes do campo das políticas públicas, além de trabalhos científicos produzidos por alunos de graduação e pós-graduação, mestres e doutores das diversas instituições de ensino superior. 

Além de artigos para dossiês, a revista recebe contribuições em fluxo contínuo de artigos de temáticas livres, entrevistas, resenhas e traduções. Mais informações podem ser obtidas na página da publicação no Facebook ou pelo e-mail revistadece@gmail.com.

Leia a nova edição da revista e assista ao vídeo da entrevista com o professor Boaventura de Sousa Santos: