Notícias Externas

Nova edição da Revista da UFMG traz artigos que discutem a 'memória do futuro'

Publicação pode ser baixada gratuitamente

Está disponível para leitura o número 28 da Revista da UFMG. Seus artigos, assinados por acadêmicos de várias instituições e profissionais que são referências em suas áreas de atuação, tratam do tema Memórias do futuro.

Graduando em História na UFMG, Lucas Henrique Petronilho é o autor do artigo As reminiscências do futuro no passado, em que aborda questões históricas do século 20 usando como fio condutor uma análise de ficções especulativas publicadas no período.

Paciente tratado em UTI em São Paulo: pandemia trouxe consequências sociais
Paciente em UTI em São Paulo: entre as consequências sociais da pandemia de covid-19, o educador Fernando Quiroga menciona a falência do sonoGustavo Basso | Wikimedia

No ensaio Epistemologia da pandemia – século XXI: o fim do sono e a intensificação do fascismo, o educador Fernando Quiroga, da Universidade Estadual de Goiás, aborda algumas das consequências sociais da pandemia, como a falência do sono como elemento constitutivo da cultura e da civilização.

O psicólogo André Luís Sales, que é pesquisador associado na PUC-SP, assina o ensaio Daqui para o futuro, em que relaciona as tendências dos movimentos sociais contemporâneos com projetos educacionais empreendidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Futuro talvez não haja
O professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, é o autor do artigo Memória do futuro. No texto, ele reflete sobre a validade do pressuposto de que sempre haverá futuro. “Nossa costumada experiência, de que ao findar um dia sempre se segue outro, perfeitamente novo, impregna em nós a certeza sobre o futuro. [...] Mas a crise com tonalidades apocalípticas do nosso tempo tem desacreditado, ou pelo menos tem levantado a hipótese de que pode não haver futuro”, argumenta o docente, em um trecho.

Publicação quadrimestral, a Revista da UFMG aborda temáticas específicas em perspectiva interdisciplinar e divulga resultados de pesquisas e de produções teóricas e artísticas diversas.