Notícias Externas

Nova edição do periódico 'Em debate' discute crise política brasileira

Manifestantes a favor e contrários ao impeachment concentrados em Brasília no dia da votação do processo na Câmara dos Deputados
Manifestantes a favor e contrários ao impeachment concentrados em Brasília no dia da votação do processo na Câmara dos Deputados Juca Varella/Agência Brasil/Fotos Públicas/17.04.2016

A mais recente edição do periódico eletrônico Em debate aborda o momento de instabilidade política que vive o Brasil. O número especial da publicação reúne textos com o tema Desafios da democracia brasileira num contexto de instabilidade: o que esperar para o país?.

A publicação, criada há oito anos pelo grupo de pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, intervém no debate sobre o ambiente político-eleitoral, promovendo o diálogo entre especialistas de diferentes áreas. Em debate consiste de um dossiê em que colaboradores convidados tratam de um tema a partir de múltiplas perspectivas. A seção Opinião contém artigos, ensaios e resenhas sobre temas relacionados com a dinâmica eleitoral.

O texto O que nos trouxe, o que nos espera?, do professor Claudio Gonçalves Couto, da Fundação Getúlio Vargas, aborda a ideia do “pecado original” do processo de impeachment ao traçar a trajetória histórica da consolidação da democracia por meio dos principais partidos: PMDB, PSDB e PT. Ele afirma que esse jogo pelo poder disseminou a ideia de que a disputa se dá entre inimigos e não entre adversários políticos.

O dossiê conta também com artigos da professora de Ciência Política e coordenadora do Grupo Opinião Pública, Helcimara Telles, do professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Vitor Peixoto, entre outros pesquisadores.

Na seção Opinião, os doutorandos do Departamento de Ciência Política da UFMG Érica Anita Baptista e Paulo Victor Melo discorrem sobre a crise política em que o Brasil está mergulhado e como ela põe em xeque a representatividade da classe política e aumenta a descrença dos cidadãos na política e nos partidos. Eles tratam também da crescente polarização e do clima de intolerância que se instaurou.

A revista Em debate está hospedada no Portal Opinião Pública, iniciativa do grupo de pesquisa multidisciplinar Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral. O grupo reúne pesquisadores de 20 instituições de ensino superior e conta com o apoio do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).