Institucional

Nova galeria do site comemorativo destaca presença da UFMG na mídia

Em 1973, o Jornal do Brasil noticiava que, “apesar do calor – 31 graus à sombra”, 19.701 pessoas disputavam, no Mineirão, as 3.091 vagas do Vestibular da UFMG
Em 1973, o Jornal do Brasil noticiava que, “apesar do calor – 31 graus à sombra”, 19.701 pessoas disputavam, no Mineirão, as 3.091 vagas do Vestibular da UFMG Reprodução

“A Universidade não é, não deve ser, usina de doutoramento; é, ou tem de ser, crisol de homens, foco de pensamento renovador e de forças espirituais, benfazejas, coração e cérebro dos povos, guia das gerações porvindouras”. Foi com essa mensagem que o jornal Diário de Minas saudou, em matéria de capa publicada em 9 de setembro de 1927, a fundação da Universidade de Minas Gerais (UMG), oficializada dois dias antes.

O texto completo dessa matéria está disponível na seção Notícias na história, nova página do site dos 90 anos da UFMG. O objetivo do material publicado na galeria é resgatar a história da universidade por meio da cobertura noticiosa feita pelos jornais impressos do século passado.

As notícias compiladas versam, por exemplo, sobre a construção da cidade universitária e de seu processo de obras e inauguração, sobre o surgimento da Associação Universitária Mendes Pimentel (Aump), precursora da atual Fump, e sobre os programas culturais organizados pela UFMG durante sua história, como o Festival de Inverno.

A projeção da UFMG é destacada em textos mais recentes, como na edição de 4 de agosto de 2007, do Estado de Minas, que informou que a instituição ocupava a 462ª posição em ranking internacional de qualidade de ensino superior.

A galeria é composta de 66 matérias de jornais impressos, que podem ser visualizadas e baixadas na íntegra em arquivos JPEG. A coletânea reúne páginas digitalizadas do extinto Diário de Minas, um dos primeiros a circular no estado, dos jornais Estado de Minas, O Tempo, Jornal do Brasil, Hoje em Dia, entre outros.

O material compilado é resultado de pesquisa realizada nos arquivos públicos (Mineiro e de Belo Horizonte) e nas hemerotecas Digital Brasileira e da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.