Notícias Externas

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa completa 10 anos em 2019

Tratado firmado entre os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) entrou em vigor, no Brasil, em janeiro de 2009

Acento agudo, circunflexo, trema... Quais palavras perderam o acento? Quais tiveram a grafia modificada? Há 10 anos, em janeiro de 2009, o Novo Acordo Ortográfico do Português entrou em vigor no Brasil. Ele foi firmado entre os países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de unificar algumas regras e para facilitar a difusão internacional da língua portuguesa.

Os países são: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O acordo foi aprovado em 1990 e substituiu sistemas ortográficos estabelecidos em 1940. Num primeiro momento, a adoção do acordo não era obrigatória, isso aconteceu a partir de janeiro de 2016. As novas regras afetam 0,8 % das palavras usadas pelos brasileiros, e a transição demorou sete anos, pois foi preciso aplicá-las em assuntos políticos, econômicos e burocráticos.

O professor de linguística Luiz Francisco Dias, da Faculdade de Letras da UFMG, falou sobre as mudanças e os dez anos de vigor do acordo, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quinta-feira, 24.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, obrigatório desde 2016, começou a ser implementado no Brasil sete anos antes, em 2009. A grafia correta das palavras, de acordo com as regras do acordo, podem ser consultadas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), disponível no site da Academia Brasileira de Letras.

Produção de Jaiane Souza, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael