Pesquisa e Inovação

Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+ promove Semana do Orgulho em BH

Evento traz ao Brasil Meera Dhebar, da Universidade de Vitória​, no Canadá, para falar sobre saúde mental queer e equidade em justiça e saúde; evento terá atividades na UFMG e na PUC Minas

'Semana do Orgulho' promovida pelo Nuh põe em debate justiça e equidade
'Semana do Orgulho' promovida pelo Nuh põe em debate justiça e equidade Foto: Antonio Augusto | STF

Nesta próxima semana, de 23 a 27 de junho, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+ (Nuh) da UFMG promoverá a Semana do Orgulho em Belo Horizonte, com atividades em unidades da UFMG e na PUC Minas. O evento está trazendo ao Brasil a professora Meera Dhebar, da Universidade de Vitória, em Vancouver, no Canadá, cujo trabalho se concentra em saúde mental queer e equidade em saúde. 

A Semana do Orgulho promovida pelo Nuh começa na segunda-feira, 23, às 17h, com a palestra Abordagens interseccionais em justiça social e saúde mental, ministrada pela professora Meera Dhebar. O evento ocorrerá no auditório do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas, que fica na avenida Itaú, 505, no bairro Dom Cabral.

Meera Dhebar realiza atividades na 'Semana do Orgulho' do Nuh
Meera Dhebar realiza atividades na 'Semana do Orgulho' do Nuh Foto: Arquivo pessoal | Linkedin

O evento seguinte ocorre na quarta-feira, 25, às 19h – desta vez, no Espaço do Conhecimento UFMG, que fica na Praça da Liberdade, 700, na Savassi. Será um ciclo de debates sobre diversidade sexual e de gênero com o tema Ativismo Queer na Índia: conexões e história, também com a professora Meera Dhebar, que também atua como terapeuta, supervisora clínica e pesquisadora de pós-doutorado.

A professora conta que em 1995, quando ainda era uma jovem lésbica, enviou uma carta escrita à mão para uma organização queer na Índia, esperançosa de criar conexões culturais significativas no país onde seus pais nasceram. Décadas depois, em 2023, a carta foi devolvida, junto com um pedido de entrevista para pesquisa feita por um arquivista. Ela diz que isso “reabriu o portal da esperança, da imaginação e da conexão, formando a base de sua própria pesquisa relacional de pós-doutorado”.

Na quinta-feira, 26, às 17h, Meera Dhebar fará a palestra Perspectivas Identitárias na Saúde Mental LGBTQIA+ na Sala da Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha. "As categorias são importantes para a forma como conhecemos a nós e aos outros, mas nem sempre elas contam uma história completa. Em sua palestra, Dhebar discutirá os desafios das categorias identitárias e as limitações que elas podem criar no fornecimento de apoio à saúde mental para pessoas queer", informa-se no material de divulgação do evento. "Ela se baseará em sua estrutura de construção de mundos queer como uma prática descolonizadora para construir pontes tão necessárias entre o profissional e o cliente."

Semana do Orgulho do Nuh terá o seu encerramento na sexta-feira, 27, às 14h, com a palestra Orgulho LGBTQIA+? Vigilância policial, prisão e violência, no Território Livre da Faculdade de Direito, que fica na avenida João Pinheiro, 100, no centro de Belo Horizonte. O objetivo do evento é "problematizar e pautar as situações reais de violência que acometem cada vez mais a nossa comunidade", conforme se informa no material de divulgação. Esse evento é realizado pela Assistência jurídica e psicossocial para pessoas trans e travestis (Transpasse UFMG) da Faculdade de Direito, que tem plantão de atendimento nas sextas-feiras, das 12h às 14h, na rua Guajajaras, 300, no Centro.

Atualizações sobre a programação do evento podem ser conferidas no site do núcleo e em seu perfil no Instagram.

Ewerton Martins Ribeiro