Arte e Cultura

Núcleo de Estudos Judaicos revisita obra de Primo Levi

Autor que escreveu sobre o holocausto é tema de seminário na Academia Mineira de Letras

Primo Levi durante a Segunda Guerra Mundial: memória, sonho e política
Primo Levi durante a Segunda Guerra Mundial: memória, sonho e política Domínio Público / Wikipédia

O escritor italiano Primo Levi, cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano, será homenageado nesta terça-feira, 6 de agosto, em seminário promovido pelo Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG e pela Academia Mineira de Letras.

Serão ministradas três conferências sobre aspectos da obra e vida do autor, que também foi químico e que viveu o holocausto e escreveu sobre seus horrores. Em Primo Levi, colecionador do imprevisível, a professora Cláudia Maia, do Cefet-MG, fará uma breve exposição sobre L’altrui mestiere (O ofício alheio), livro de ensaios publicado em 1985, na Itália, e, em 2016, no Brasil. Nessa coletânea, o escritor revela seu espírito de colecionador e sua veia enciclopedista, conjugando a disposição mental do químico e a sensibilidade do artista para o disperso e o imprevisível.

A historiadora Ethel Mizrahy Cuperschmid, coordenadora acadêmica do Centro de Memória da Medicina da UFMG, falará sobre o tema A química da inclusão. O objeto de sua análise é o livro A tabela periódica, livro publicado por Levi em 1975. Como sobrevivente de um campo de concentração, o escritor deixou registrados fragmentos de memória entremeados de ficção e poesia. Antifascista e judeu, Primo Levi, que tinha formação em química, foi escolhido para trabalhar no setor de borracha sintética na fábrica da IG Farben, em Auschwitz.

Por fim, a psicóloga Lucíola Macedo, da Escola Brasileira de Psicanálise, abordará Primo Levi: sonho, poesia e política. Ela vai se deter sobre a obra É isto um homem?, trama que enlaça sonho, poesia e política.

De acordo com a professora Lyslei Nascimento, da Faculdade de Letras e coordenadora do Núcleo de Estudos Judaicos, as pesquisadoras são egressas de programas de mestrado e do doutorado na Universidade nos campos da história, da literatura e da psicanálise.

Resistência ao fascismo
Primo Levi nasceu em Turim, na Itália, em 31 de julho de 1919 e formou-se em Química. Judeu, participou da resistência contra o fascismo, foi preso e levado para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Sua obra mais conhecida é É isto um homem?, publicada em 1947. Nela, Levi relata suas experiências pessoais durante o holocausto.

O seminário em homenagem ao centenário de Primo Levi começa às 19h30, com entrada franca. A Academia Mineira de Letras fica na Rua da Bahia, 1.466, na região central de Belo Horizonte. Mais informações estão disponíveis no site da AML.