Pesquisa e Inovação

Nupad integra rede para diagnóstico molecular de dengue, zika e chikungunya

Técnica de RT-PCR que detecta as arboviroses é a mesma empregada para covid-19; primeiros testes são realizados na microrregião de saúde de Contagem

.
Técnico em atividade no Nupad: técnica possibilita detecção simultânea das três doençasFoto: Arquivo Faculdade de Medicina

O Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG começou a executar testes diagnósticos moleculares para arboviroses. O painel, que reúne exames para dengue, chikungunya e zika, é destinado inicialmente à rede pública de saúde da microrregião de Contagem.

A coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Molecular, Nara Carvalho, explica que a técnica de RT-PCR realizada para as arboviroses é a mesma empregada para covid-19. “Por se tratar de vírus de RNA, usamos a mesma técnica. O kit utilizado para arboviroses possibilita a detecção simultânea da dengue, da zika e da chikungunya, incluindo a tipagem da dengue (tipos 1, 2, 3 ou 4)”, explica.

Os primeiros testes foram executados em março, e, até o dia 20 de abril, foram testadas 2 610 amostras. O tempo para liberação dos resultados é de dois a três dias úteis. “A coleta é realizada pelos profissionais de saúde entre o primeiro e o quinto dia de sintomas. O laboratório apoia o diagnóstico, que também envolve aspectos clínicos”, enfatiza Nata Carvalho.

Contrapartidas
Além da prestação desse serviço, o contrato com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contempla a realização de pesquisas com os dados gerados como uma das contrapartidas do acordo com a Universidade. A princípio, o acordo é de três anos. A ideia é apoiar a vigilância em saúde no estado e as ações de monitoramento de doenças de notificação compulsória.

O laboratório foi habilitado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) como Centro Colaborador da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (Relsp-MG). A rede foi montada no contexto da pandemia de covid-19 e reúne diversas universidades e centros de pesquisa.

Atualmente, todas as amostras colhidas em Contagem – sede da microrregião de saúde – e parte das colhidas em Sarzedo e Ibirité chegam diariamente para o Núcleo. Além dos novos testes para arboviroses, o Nupad segue realizando testes de covid-19 para a região por meio da Relsp-MG.

A expectativa é que outros municípios celebrem parcerias com o Núcleo, sob orientação da Coordenação Estadual de Laboratórios de Pesquisa (Celp), da SES-MG. A oferta de serviços do Nupad ainda pode aumentar: o laboratório está em processo de habilitação para oferecer exame molecular para influenza A e B.

Nupad
Órgão complementar da Faculdade de Medicina, o Nupad é responsável pela execução de programas, projetos e ações de extensão que oferecem suporte a estratégias de assistência integral à saúde da população e projetos de pesquisa relacionados à difusão e aplicação de técnicas de apoio diagnóstico e saúde pública, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina